Compartilhe este texto

Torres diz na CPI que atos de 8 de janeiro são ‘lamentáveis’ e que não haviam 'indícios' dos ataques

Por Portal Do Holanda

08/08/2023 10h52 — em
Política


Foto: Geraldo Magela/Senado

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal Anderson Torres, durante depoimento na CPI do 8 de Janeiro, disse que os ataques realizados nas sedes dos Três Poderes são “lamentáveis” e que sempre atuou de “forma técnica” no comando da segurança distrital.

Torres está sendo ouvido nesta terça-feira (8) como testemunha na CPI. Ele é suspeito de ter colaborado com os ataques ou de ter se omitido no enfrentamento aos atos de terrorismo.

“Sempre atuei de forma técnica e legalista. Quero dizer aos senhores e às senhoras membros desta CPI que estou aqui com espírito cooperativo. Tanto quanto os senhores, tenho todo interesse em esclarecer os lamentáveis fatos do dia 8 de janeiro. Em todos os depoimentos que prestei, sempre me pautei na verdade e me coloquei à disposição das autoridades para cooperar naquilo que estivesse a meu alcance para elucidação dos fatos”, disse Anderson Torres.

Sobre a viagem que fez antes dos ataques, para os Estados Unidos, Torres disse que viajou tranquilo e que “jamais imaginou” o que viria ocorrer. Ele afirmou que não havia “indícios”, pois segundo o monitoramento “só se caísse uma bomba” os ataque chegariam naquele patamar de destruição.

“Naquele dia, naquela sexta-feira, os acampamentos estavam praticamente desmontados. Essa foi a imagem que eu viajei com ela na cabeça, de pouquíssimas pessoas naquela sexta-feira, dia 6, nos acampamentos, eu jamais ia imaginar que aquilo ia acontecer, que aquilo ia virar de novo e se tornar o 8 de janeiro. Quando eu viajei não havia informação de inteligência.”

Torres também afirmou que antes de viajar deixou um plano de ações assinado e que, se a praça dos três poderes tivesse sido isolada, os atos de 8 de janeiro não teriam ocorrido.

“Se a Praça dos Três Poderes tivesse realmente isolada, não teria acontecido isso, senadora, eu fui secretário de segurança aqui durante dois anos e três meses e eu digo à senhora com experiência que não teria acontecido.”


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política