Seminário discute oferta do curso superior para professores indígenas
Manaus/AM- Professores indígenas de dez municípios do Amazonas participaram, nesta terça-feira, 11/4, do Primeiro Seminário de Consulta para a oferta do curso de formação superior a professores indígenas. O evento aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e os próximos encontros estão agendados para os meses de maio e junho.
O objetivo do seminário é realizar a consulta prévia sobre os critérios pertinentes no processo de seleção e participação na respectiva licenciatura, que será ofertada para os indígenas localizados no território Etnoeducacional do Baixo Amazonas. Participaram do seminário educadores dos municípios de Anamã, Beruri, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manaquiri, Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Rio Preto da Eva.
O encontro foi realizado pela Semed, em parceria com o Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN).
Segundo o diretor de políticas afirmativas da Ufam, Gersen Baniwa, o curso de licenciatura será realizado no primeiro semestre de 2018 e terá duração de aproximadamente cinco anos, sendo divididos em módulos. Para ele, é fundamental definir os parâmetros do curso com o público alvo.
A gerente em exercício de Educação Escolar Indígena da Semed, Altaci Correa Rubim, afirmou que 30 professores indígenas da rede municipal de ensino participaram do encontro e lembrou que essa será a primeira turma do Baixo Amazonas de Manaus e entorno a receber formação superior e, por isso, o momento é especial.
ASSUNTOS: professores indígenas, seminário, Amazonas