No ar em novela das nove, veterano da Globo se diz falido na vida real
Tonico Pereira está no ar em horário nobre da TV Globo, mas garante que ainda assim passa por um aperto no final de ano, na vida real.
O veterano que interpreta Ascânio em “A Regra do Jogo” posou para o Jornal Extra como papai noel e revelou que está falindo pela oitava vez na vida: "Já posso até escrever um livro de autoajuda: “Como se prevenir da falência”. Hipotequei meu apartamento para pagar dívidas, estou colocando à venda os meus carros antigos e o galpão que os abriga, em São Gonçalo. As pessoas não acreditam quando eu falo, acham que todo ator é rico. Ganho bem, mas não consigo pagar minhas contas. Sou descompensado com as finanças”, conta. Com uma carreira de mais de 40 anos, o ator de 67 já arriscou ser empresário e teve bar, peixaria, livraria e até loja de parafuso, mas todos os empreendimentos fracassaram.
"Se você quer saber, nunca tirei um tostão sequer de tudo o que promovi na vida. Por causa da insegurança causada pela minha profissão de ator, sempre achei que estaria desempregado de um dia para o outro e fui me arriscando em outros negócios, que nunca deram certo. Acontece que, no fim, a porção ator sustentou todas as minhas loucuras”, revela.
Casado com a bailarina, atriz e coreógrafa Marina Salomon há 20 anos, Tonico é pai de gêmeos de 10 anos, o Antonio Nicolau e a Nina Sofia. Segundo ele, quem garantiu a ceia foi a TV Globo. "A Globo já me entregou meu peru, está tudo certo”, diz.
Tonico conta ainda que tem falhas de memória devido a diabetes, e por isso nas gravações das novelas conta com a ajuda de ponto eletrônico, e uma figurinista lhe sopra os textos para ele repetir.
As tosses de Ascânio também são naturais. Com enfisema pulmonar desenvolvido graças a anos do uso de cigarro, o ator empresta a doença a Ascânio, dando ao personagem uma aparência mais desleixada, aliada aos cabelos desgrenhados.
"No ator, a matéria-prima além do intelecto é a deficiência de seu corpo. Se você for sábio com seus defeitos e limitações, vai andar bem mais do que aquele que pensa estar acertando o tempo todo. Agradeço a Amora (Mautner, diretora) por gostar dos meus defeitos e ter me convidado para esse papel. Eu não tenho qualidade nenhuma quase, a não ser a ousadia, a inquietude. O ser humano é defeituoso por excelência, e a minha grande virtude é reconhecer isso. Não me considero artista, mas ator. Se eu sou artista, Leonardo da Vinci o que era? Não podemos esvaziar o significado das palavras assim... Fato é que não existe perfeição o tempo todo”, diz.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: a regra do jogo, alexandre nero, Giovana Antonelli, globo, tonico pereira, Famosos & TV