Como lidar com pessoas que sugam nossa energia
Todo mundo conhece uma pessoa que te esgota, te irrita, te incomoda… Aquele tipo de pessoa que quando você sai de perto se sente acabado, cansado. Conhece alguém assim?
Essa pessoa pode estar na nossa casa, no trabalho e até mesmo no círculo de amizades. Com alguns, a gente até consegue se afastar, agora com outros, teremos que aprender a conviver. Muitas pessoas nem sabem que elas são esses sugadores de energia, e isso pode estar acontecendo com você também.
Estamos sempre trocando energias com outras pessoas, sejam aquelas que vivem em nossa casa, no trabalho ou que conhecemos em locais públicos. Assim, toda vez que nos aproximamos de alguém ocorre uma troca energética que influenciará o campo energético de ambos.
O problema é que quando entramos em contato com um “sugador de energia”, que praticamente não tem energia para trocar com ninguém, ele acaba apenas absorvendo a energia da outra pessoa, sem “dar” nada em troca, já que ele não tem energia suficiente para trocar. E por estar debilitado energeticamente, os sugadores consomem toda a energia absorvida de quem está por perto. Assim, o “sugador de energia” absorve muito mais do que emite, causando um déficit energético nos outros que o cercam.
Podemos classificar 3 principais tipos de sugadores de energia: O Bonzinho, O Crítico, A Vítima.
Tipos de sugadores de energia
O sugador bonzinho
É aquela pessoa que está sempre falando SIM para tudo. Elas são desta forma porque foi a única maneira que encontraram para receber atenção. Porém, que existe uma intenção ruim por trás desse “aparente bonzinho”, existe a possibilidade de lá na frente essa pessoa cobrar, de alguma forma, todos os “sim” que disse.
Caso você seja esse bonzinho, saiba que precisa começar a treinar a dizer não. Parar de falar sim para tudo, estabelecer seus limites e aos poucos sair desse papel.
Você pode ajudar o sugador bonzinho falando diretamente para a pessoa: “você não precisa falar sim para tudo, ou pare de fazer tudo pra mim”
O sugador crítico
O crítico é aquele que, como o prórpio nome já diz, está sempre criticando tudo. Essas pessoas acham problema e defeito em tudo, não te elogiam de forma alguma, não acham qualidade em você, apenas brechas para críticas.
Mas porque essas pessoas se tornaram críticas e sugadoras? Provavelmente porque tiveram uma criação crítica e hoje querem se vingar do mundo.
Para ajudar o sugador, você vai ter que ser o mais sincero possível e falar “Você percebe que o tempo inteiro que você chega perto de mim você só critica aquilo que faço, que te mostro, e que esse comportamento aos poucos está me afastando de você?”
O sugador vítima
É aquela pessoa que se faz de coitadinha, mostrando que o mundo todo está contra ela e que nada de bom acontece com a vida da pessoa. Essas pessoas sempre acham que os problemas delas são maiores que os dos outros, sempre te procuram para contar uma história pior do que a de outra pessoa e numa versão ainda mais triste.
Para ajudar pessoas assim, você precisa falar coisas do tipo: “olha, você percebe que todas as vezes que você vem conversar comigo, você sempre traz um história triste, que todos são culpados, menos você. Que todos tentam te destruir, te fazer mal, talvez você possa assumir a responsabilidade?”
E aí, reconheceu alguns desses personagens no meio em que você convive?
Via: Joseane Rovai de Rezende
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar