Conheça 7 hábitos que reduzem risco de demência em pessoas com predisposição genética
Manaus/AM - Especialistas garantem que nunca é muito cedo ou muito tarde para se falar em prevenção. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o número de pessoas acometidas pelo quadro grave de demência vai crescer mais de 150% até 2050.
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade do Mississipi, nos Estados Unidos, revelaram o impacto de um conjuntos de 7 hábitos que melhoram a saúde cardiovascular e reduzem o desenvolvimento de demências.
Mais de 10 mil pessoas tiveram dados coletados durante três décadas ajudaram na descoberta de um conjuntos de práticas que reduzem até 43% o risco de demência, inclusive para aqueles com predisposição genética.
7 Simples da Vida
- Adotar uma alimentação saudável
- Controlar o colesterol
- Controlas a taxa de açúcar no sangue
- Permanecer ativo
- Evitar o sobrepeso
- Não fumar
- Manter a pressão arterial adequada
No fim do período analisado, aqueles que adotaram os hábitos recomendados apresentaram uma incidência 6% a 43% menor de demências.
A neurologista Sonia Brucki explicou ao Globo que a demência é um problema de saúde pública. « Vai se tornar cada vez mais importante conforme a população envelhece. É um quadro que afeta não apenas o indivíduo, como a família inteira. Então estamos mais do que atrasados em pensar em como levar formas de prevenção para a população geral », comentou.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar