Dentista faz alerta sobre implantes dentários em pacientes diabéticos
Manaus/AM - O cuidado com a saúde bucal vai muito além de manter um sorriso bonito. Segundo o cirurgião dentista, Dr. Marcelo de Sá possui um protocolo de atendimento odontológico desempenha um papel importante no alerta para a identificação precoce de doenças, especialmente em pacientes diabéticos.
Segundo o especialista, aproximadamente, 3 a 4% dos adultos que buscam tratamento odontológico são diabéticos, muitos deles desconhecem a própria condição, mas é seguro fazer procedimentos odontológicos desde que a diabetes esteja controlada.
“Durante a consulta pra implante dentário é feito a aferição de glicose no atendimento, casos de pessoas com a taxa descompensada têm sido descobertos, pessoas que inclusive nem sabiam ter uma pré diabetes existente", explicou o dentista.
A prevalência de Diabetes Mellitus (DM) no Brasil aumentou de 5,5% para 7,4% no período entre 2006 e 2019, sendo mais comum entre mulheres e pessoas com 65 anos ou mais. O dentista explica que é fundamental que o cirurgião-dentista obtenha informações detalhadas sobre o paciente, considerando principalmente se é portador de alguma patologia como a Diabetes, incluindo o tipo de DM, tratamentos prévios, medicações utilizadas e o controle glicêmico.
Veja Também
Real ou mito: chocolate, banana e outros alimentos têm efeitos afrodisíacos?
Entenda o que é síndrome de Patau, condição rara do filho de Zé Vaqueiro
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar