Compartilhe este texto

Estudo brasileiro revela os 4 aparelhos mais sujos da academia; saiba mais

Por Portal Do Holanda

23/07/2024 14h31 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pexels

Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram um estudo onde identificaram os riscos “invisíveis” das academias e apontaram quais são os aparelhos mais sujos nos estabelecimentos.

Após analisar e inspecionar os equipamentos de duas unidades localizadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, eles identificaram que a barra de agachamento, o haltere de 8 kg, a máquina de hack squat e a máquina de leg press são os equipamentos com maior presença de sujeira.

O estudo foi publicado na revista científica Journal of Human Environment and Health Promotion e contou com 120 avaliações, realizadas entre outubro e dezembro de 2023. Foram 48 testes de proteína (sujeira), que identificaram os quatro piores.

Além disso, foram feitos 28 testes pelo método de fluorescência, que utiliza emissão de luz para identificar partículas. Nele, resultados positivos para contaminação microbiana foram constatados no leg press, no haltere de 8kg e na máquina de chest fly (voador).

Foram realizadas ainda 48 inspeções visuais, que considerou todas as sujidades visíveis. Nessa análise, foram constatadas sujeiras identificáveis em 95,8% dos aparelhos da primeira academia avaliada, que era pública, e em 33,3% da segunda, que era uma unidade privada.

Para os pesquisadores, o trabalho é importante para alertar a população sobre os riscos dos ambientes de uso coletivo. Segundo o professor da Faculdade de Enfermagem da UFJF, responsável pelo estudo, André Luiz Alvim, algumas formas de evitar o contágio por microrganismos envolvem o fornecimento de insumos para higienização das mãos (como álcool 70%), água, sabão e papel toalha pela academia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar