Evitando gravidez? Especialista tira dúvidas sobre métodos contraceptivos

ouça este conteúdo
|
readme
|
Os métodos contraceptivos fazem toda a diferença na hora de planejar uma gravidez com segurança e conforto para a mulher. A médica ginecologista e obstetra, Dra. Sabrina Chagas comenta as principais novidades e tira dúvidas sobre métodos hormonais, os tradicionais, DIU e Larcs.
Sabrina é especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva com técnicas de videolaparoscopia e histeroscopia, além de atuar na prevenção e cuidado em diversas áreas como a coleta de preventivo, contracepção implante hormonal, colocação de DIU/Siu, cirurgia ginecológica, rejuvenescimento íntimo, cirurgia íntima entre outras. Confira a entrevista:

Pesquisa IPEA sobre homicídios no Amazonas pulou etapas
1.Como escolher o método contraceptivo ideal?
Para as mulheres que buscam iniciar um método contraceptivo, é fundamental iniciar com uma consulta a um médico ginecologista. Durante essa consulta, discutir suas necessidades individuais, objetivos e estilo de vida. A escolha do método contraceptivo, depende de diversos fatores individuais, incluindo saúde, idade, hábitos, alergias, e desejo de uma futura gestação, este é o caminho mais seguro para garantir a saúde e o bem-estar das mulheres.
2. Novidades em Métodos Contraceptivos: Larcs
O destaque entre os métodos contraceptivos mais atuais são os Larcs, ou “Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração”. Eles são valorizados por sua facilidade de uso, alta eficácia (>99%), e longa duração.
3. Métodos Contraceptivos Larcs mais utilizados
Os Larcs incluem o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre e prata, Mini DIUs de cobre e prata, o Sistema Intrauterino (SIU) medicado com hormônio (Mirena e Kyleena), e o Implante Hormonal Subdérmico (Implanon NXT).
4. Quais são as características dos Larcs
Os DIUs e SIUs são dispositivos inseridos na cavidade uterina, variando no tempo de uso e no efeito sobre o ciclo menstrual. Já o Implante Contraceptivo Subdérmico é inserido sob a pele, oferecendo uma duração de 3 anos.
5. Quais as chances de engravidar entre os principais métodos?
Os Larcs se destacam por sua eficácia superior a 99%. A taxa de falha é muito baixa: Implante (Implanon) - 0,05%, DIU com hormônio (DIU Mirena) - 0,20%, DIU de Cobre ou de Prata - 0,80%. Comparativamente, a pílula anticoncepcional pode ter sua eficácia reduzida por diversos fatores. Vale lembrar que nenhum método é 100% eficaz).
6. Qual a idade certa para Utilização de Métodos Hormonais e DIU?
Não existe uma idade específica, mas a recomendação é considerar esses métodos quando iniciar a atividade sexual. A escolha deve ser feita em conjunto com um médico, levando em conta o histórico médico e de estilo de vida da paciente. Podem ser usados por mulheres desde a adolescência até a pré-menopausa, independentemente de terem tido filhos ou não.
Veja Também
Especilistas em sono dão 10 dicas para acordar cedo sem dificuldades
Teste de saliva vai avaliar sinais de alerta da saúde do coração

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar