Faloplastia: Tudo que você precisa saber sobre o aumento peniano

ouça este conteúdo
|
readme
|
Após o cantor Tiago, da dupla com Hugo, anunciar que fez uma cirurgia de aumento peniano, o tema causou curiosidade nas redes sociais, e a faloplastia foi parar entre os assuntos mais comentados.
O Correio Braziliense conversou com diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Eduardo Pimental, que explicou como funciona a técnica. De acordo com o especialista, o procedimento não deve ser feito apenas por estética, mas sim para fazer alguma correção, após algum trauma no pênis como: deformidades, ou problema de nascença, ou até mesmo uma queimadura.

Projeto de vereador embute preconceito e horror à arte
AUMENTO NÃO É GARANTIDO
Para a publicação, Bruno Vilete, urologista do Hospital Santa Marta, explicou que o procedimento pode ser feito de várias formas.
“Não existe uma técnica padrão para a faloplastia, podendo ser utilizadas várias técnicas, como a secção do ligamento suspensor do pênis, uso de retalhos de tecidos, enxerto de próteses biológicas, lipoaspiração da gordura supra-púbica, ou mesmo uso de próteses penianas em caso de disfunção erétil associada”.
Sobre o resultado final, o especialista afirma, que o aumento não é garantido. Uma pesquisa concluiu que existem aumentos de 2 a 5cm, e outros uma perda de dimensões de 1 a 3 cm.
Por isso o procedimento jamais deve ser feito apenas por questões estéticas, mas sim por razões de saúde. Para Eduardo Pimento a pressão para o aumento do pênis também pode gerar consequencias psicológicas.
Segundo os especialistas, o aumento peniano não é assegurado nem com cirurgia, já que para isso, toda a estrutura do pênis teria que ser alterada.
“O pênis depois de adulto, vai ter um volume conservado, para você aumentar é preciso aumentar toda a estrutura, e isso é muito difícil ocorrer sem cirurgia, é como tentar aumentar uma perna, só funciona plenamente com uma cirurgia. Existe muita propaganda de produtos que até tentam prometer, mas não são totalmente funcionais”, diz Pimentel.
Veja também

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar