Frutas também podem sabotar a dieta: quais são as melhores e piores para emagrecer?
É comum as pessoas pensarem que as frutas são aliadas da dieta e que podem ser consumidas sem moderação. Se não é fritura ou massa e não é gordurosa, então está liberada? Não é bem assim.
Frutas vilãs da dieta
Várias frutas como a manga, a banana madura, a uva e o caqui são calóricas e ricas em frutose. O importante é sempre pensar que quanto maior é a quantidade de frutose (açúcar comum nas frutas), maior a quantidade de insulina que o organismo precisa produzir. Quanto mais insulina, maior a facilidade para estocar gordura no corpo.
Ou seja, além de calóricas, as frutas com muita frutose também contribuem para o aumento de gordura corporal. Melancia e laranja também entram na lista de frutas que têm que ser evitadas ou consumidas com moderação.
Frutas para quem está de dieta
Se você está de dieta, opte por limão, abacaxi, goiaba, acerola e morango. Para saciar a fome de uma forma saudável, o especialista em nutrição esportiva e professor da academia Just Fit Márcio Gaefke indica outras duas frutas.
“A maçã e a pera são ótimas opções, desde que consumidas com a casca, pois as fibras que saciam a fome estão em grande parte na casca”, explica.
E sabia que o abacate, que é visto por muitos como vilão por ser calórico, é bom para a saúde? O especialista em nutrição comenta que as gorduras dele são monoinsaturadas e contribuem para a diminuição do colesterol e ele, consequentemente, contribui para o sistema cardiovascular.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar