Ibuprofeno: Entenda os riscos do medicamento para grávidas e bebês
O ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório e serve para aliviar dores nas articulações, artrite reumatoide, lesões musculares e incômodos após procedimentos cirúrgicos em odontologia, ginecologia, ortopedia e outros. No entanto, as mulheres grávidas não devem tomar ibuprofeno, pois pode causar sérios riscos ao feto.
Um dos riscos do ibuprofeno é que ele pode atravessar a placenta e entrar na corrente sanguínea do feto. Isso pode causar problemas de desenvolvimento do coração, pulmões e rins do feto. O ibuprofeno também pode aumentar o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e morte fetal.
Por essas razões, as mulheres grávidas devem evitar tomar ibuprofeno. Se você estiver grávida e precisar de um medicamento para dor ou febre, converse com seu médico sobre outras opções de tratamento.
Alguns dos riscos específicos do ibuprofeno para mulheres grávidas são: aborto espontâneo, parto prematuro, morte fetal, problemas de desenvolvimento do coração, pulmões e rins do feto, insuficiência renal fetal, hiperbilirrubinemia neonatal (nível alto de bilirrubina no sangue), síndrome de Reye (uma doença rara e potencialmente fatal que afeta o fígado e o cérebro).
O medicamento liberado por obstetras é o paracetamol, pois é o mais seguro ao longo da gestação, mas deve ser tomado sob prescrição médica.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar