Compartilhe este texto

Médico revela o que aconteceu com seu corpo após 8 anos sem tomar banho

Por Portal Do Holanda

12/07/2024 9h57 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Instagram

Em 2015, James Hamblin, médico especializado em medicina preventiva e professor na Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, tomou uma decisão radical: parar de tomar banho. Este experimento tinha o objetivo de investigar os efeitos da higiene mínima na saúde da pele e no bem-estar geral. Aos 40 anos, Hamblin não procurava apenas desafiar normas sociais, mas entender como as práticas modernas de higiene afetam nossa saúde.

Hamblin reduziu sua rotina de higiene ao uso exclusivo de sabão para as mãos, permitindo que seu corpo alcançasse um equilíbrio natural com os óleos e micróbios presentes na pele. "Eu me sinto perfeitamente bem. Você se acostuma. Eu me sinto normal", afirmou. Ele observou que, ao minimizar o uso de produtos agressivos, seu corpo ajustou a produção de óleo e manteve um ambiente microbiano mais estável e saudável.

Em seu livro "Clean: The New Science of Skin and the Beauty of Doing Less", publicado em 2020, Hamblin detalha os primeiros cinco anos de sua experiência. Ele descreveu como sua pele deixou de ficar oleosa, alcançando um equilíbrio natural ao evitar sabonetes fortes. Hamblin sustenta que o odor corporal não é necessariamente um indicador de sujeira, mas de desequilíbrio microbiano. O odor é produzido por bactérias que se alimentam das secreções oleosas do suor e das glândulas sebáceas. Ao aplicar produtos de higiene, alteramos o equilíbrio natural desses micróbios, favorecendo aqueles que geram odores desagradáveis.

A mudança de Hamblin não foi abrupta, mas gradual. Ele começou espaçando os banhos e reduzindo o uso de sabonete, xampu e outros produtos de cuidado pessoal, permitindo que seu corpo se adaptasse lentamente. "Houve momentos em que eu queria tomar banho porque sentia falta, cheirava mal e sentia que estava oleoso. Mas isso começou a acontecer cada vez menos", explicou Hamblin.

Apesar de não tomar banho regularmente, Hamblin se enxaguava quando necessário ou desejado, especialmente o cabelo. "Você pode esfoliar ou remover os óleos simplesmente esfregando com as mãos e penteando o cabelo ocasionalmente", enfatizou. Além disso, ele continuou a lavar as mãos com sabão, enxaguar o cabelo com água ocasionalmente e manter uma rotina regular de higiene bucal.

Hamblin mencionou que, até recentemente, a maioria das pessoas não tinha acesso a água corrente e que tomar banho com frequência era mais comum entre a realeza. A tecnologia atual permitiu entender melhor o microbioma da pele, sugerindo que nem todos os micróbios são prejudiciais. "Os micróbios em nossa pele são tão importantes para sua aparência e para nossa saúde quanto a microbiota intestinal é para o sistema digestivo", destacou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar