O 2º cérebro: entenda como o intestino influencia nossas emoções
O intestino é frequentemente referido como o "segundo cérebro" devido ao seu complexo sistema nervoso capaz de influenciar nossas emoções. A interação entre o intestino e o cérebro é complexa, mas cada vez mais evidências indicam a importância dessa conexão para a saúde e o bem-estar geral.
Existe uma comunicação entre o intestino e o cérebro que permite que os dois influenciem um ao outro. A microbiota intestinal produz substâncias químicas que podem afetar o humor, o comportamento e condições como ansiedade e depressão. O gastroenterologista Facundo Pereyra contou ao O Globo que podem surgir sintomas como síndrome do intestino irritável, gastrite, refluxo e inchaço, dores de cabeça, formigamentos, erupções cutâneas e inchaço.
"Por isso, quando ficamos nervosos, sentimos dor de estômago e para reparar, fortalecer o funcionamento e redefinir a saúde digestiva é o ponto de partida" disse. Uso racional de medicamentos, principalmente antibióticos e antiácidos. Bons hábitos são sempre os melhores aliados da saúde como manter uma dieta saudável e alimentos como brócolis, cebola, alcachofra, batata e arroz cozidos.
Para os especialistas não há dúvida de que um bom funcionamento do intestino também pode prevenir infecções agudas gastrointestinais e respiratórias, diabetes, sobrepeso, alergias alimentares, endometriose, síndrome do ovário policístico e doenças neurodegenerativas.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar