Obesidade deve ser combatida com mudança de hábitos e estilo de vida, diz nutricionista

ouça este conteúdo
|
readme
|
O mês de outubro é marcado por ações de prevenção a obesidade. A doença é um problema global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e representa um desafio crescente para a saúde pública, pois está relacionada a uma série de comorbidades.
Atualmente 56,8% da população brasileira apresenta excesso de peso, incluindo pessoas com sobrepeso e obesidade (IMC ≥ 25 kg/m²), com picos de 68,5% na faixa etária de 45 a 54 anos e 40,3% entre jovens de 18 a 24 anos. Os dados são do Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia.

Manaus, a tragédia de sempre, a cada chuva
Michele Arruda, nutricionista da Hapvida, afirma que isso se deve a hábitos alimentares errados e sedentarismo. Por isso, o Dia de Prevenção da Obesidade é uma data importante para que as pessoas se conscientizem sobre a gravidade do problema.
“O estilo de vida tem adoecido a população. Além dos fatores genéticos, o aumento no consumo de alimentos industrializados e o estresse são causas adicionais associadas à obesidade”, explica Arruda.
Entre as complicações, a doença pode resultar no desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e certos tipos de câncer. Além disso, fatores psicológicos relacionados ao estigma que muitas vezes acompanha a obesidade.
“A rotina alimentar equilibrada e hábitos saudáveis fazem com que as crianças cresçam saudáveis. Estimular uma atividade física e ter em casa frutas, salada e verduras estimula a família a consumir alimentação saudável. A adoção desses hábitos ajuda na prevenção de doenças e da obesidade”, ressalta Michele.
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos.
Veja também

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar