Por que meu bebê espirra tanto? Saiba as causas e quando se preocupar

ouça este conteúdo
|
readme
|
Você nunca tinha reparado antes ou parado para pensar, mas os bebês espirram desde seu nascimento. Isso acontece porque enquanto são fetos eles passam nove meses respirando líquido aminiótico e ao nascer passam a entrar em contato com diferentes cheiros, temperaturas, partículas que podem causar sensibilidade.
Qual motivo do espirro?

O fim da exigência do diploma de jornalista produziu a bagunça atual
O espirro é um mecanismo de defesa do nosso organismo. Toda vez que o bebê entra em contato com partículas estranhas na fossa nasal, sua reação natural é espirrar. Na hora do banho, por exemplo, se entrarem partículas de vapor ou mesmo de água na narina, talco ou perfume na hora da troca, também podem provocar o espirro no bebê.
Isso é normal. O espirro nada mais é do que a resposta espontânea do organismo na tentativa de colocar para fora aquilo que causou irritação na fossa nasal. Assim sendo, nos primeiros dias de vida é perfeitamente normal os bebês espirrarem mais.
Principalmente, os recém-nascidos porque ainda podem existir algumas secreções advindas do nascimento nas fossas nasais. Neste caso, o espirro serve para o bebê tentar limpar as vias aéreas superiores espontaneamente.
Quando ficar alerta?
Caso o bebê esteja resfriado, o espirro virá acompanhado de uma clara secreção semilíquida. E, os sintomas mais comuns da alergia que são os espirros, coceiras nos olhos e nariz entupido, também são sintomas comuns de resfriados e sinusite. Por isso, somente um médico poderá dizer se essas reações são mesmo causadas por alguma alergia ou qualquer outra doença.
Se o bebê esiver espirrando repetidamente por muitas horas seguidas, procure um médico. Ainda se for caso de ter alergia, outros sintomas podem aparecer associados, como congestão, tosse e falta de ar. As alergias também podem causar urticárias, erupções, coceira, inchaço e, em alguns casos, dor de estômago e diarreia.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar