Compartilhe este texto

Por que meu bebê espirra tanto? Saiba as causas e quando se preocupar

Por Portal Do Holanda

21/04/2017 14h13 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
ouça este conteúdo

Você nunca tinha reparado antes ou parado para pensar, mas os bebês espirram desde seu nascimento. Isso acontece porque enquanto são fetos eles passam nove meses respirando líquido aminiótico e ao nascer passam a entrar em contato com diferentes cheiros, temperaturas, partículas que podem causar sensibilidade.

Qual motivo do espirro?

O espirro é um mecanismo de defesa do nosso organismo. Toda vez que o bebê entra em contato com partículas estranhas na fossa nasal, sua reação natural é espirrar. Na hora do banho, por exemplo, se entrarem partículas de vapor ou mesmo de água na narina, talco ou perfume na hora da troca, também podem provocar o espirro no bebê.

Isso é normal. O espirro nada mais é do que a resposta espontânea do organismo na tentativa de colocar para fora aquilo que causou irritação na fossa nasal. Assim sendo, nos primeiros dias de vida é perfeitamente normal os bebês espirrarem mais.

Principalmente, os recém-nascidos porque ainda podem existir algumas secreções advindas do nascimento nas fossas nasais. Neste caso, o espirro serve para o bebê tentar limpar as vias aéreas superiores espontaneamente.

Quando ficar alerta?

Caso o bebê esteja resfriado, o espirro virá acompanhado de uma clara secreção semilíquida. E, os sintomas mais comuns da alergia que são os espirros, coceiras nos olhos e nariz entupido, também são sintomas comuns de resfriados e sinusite. Por isso, somente um médico poderá dizer se essas reações são mesmo causadas por alguma alergia ou qualquer outra doença.

Se o bebê esiver espirrando repetidamente por muitas horas seguidas, procure um médico. Ainda se for caso de ter alergia, outros sintomas podem aparecer associados, como congestão, tosse e falta de ar. As alergias também podem causar urticárias, erupções, coceira, inchaço e, em alguns casos, dor de estômago e diarreia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar