Saiba o que indica a cor do catarro sobre a saúde; verde e amarelo são os mais comuns
Em tempos de pandemia com subvariantes e tantos outros vírus respiratórios circulando ao mesmo tempo por aí, não é surpresa encontrar muitas pessoas sofrendo com o excesso de secreção no nariz e na garganta.
O famoso catarro pode despertar nojo em muitas pessoas, mas é na verdade uma arma importantíssima do nosso sistema imunológico para nos defender de invasões parasitas.
Em geral, uma pessoa saudável vai produzir mais de um litro de catarro por dia. Se tudo estiver bem, você vai engolir a maior parte dele —sim, o excesso vai todo para o estômago sem você nem notar.
A cor dele pode dar sinais importantes sobre como tratar o quadro e quem o está causando.
Em geral, quando está mais esbranquiçado, o quadro mais comum envolve alergias ou infecções virais, como rinites, gripes e resfriados. Já o catarro espesso que adquire cor verde ou amarela é um forte indício de que uma infecção bacteriana (sinusite, faringite) está se instalando --embora seja necessário avaliar outros sintomas clínicos para bater o martelo nesse diagnóstico.
Por fim, o catarro ainda pode adquirir coloração avermelhada ou amarronzada. Nesses casos, a causa pode ser o rompimento de vasos sanguíneos, que ocorrem com frequência durante as infecções respiratórias e não representa grandes problemas. Ou ainda ser um sinal de doenças mais graves, como tumores, pneumonia ou tuberculose.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar