Saiba porque é mais difícil perder a barriga após os 40 anos
Manaus/AM - Quem já passou dos 40 anos provavelmente teve dificuldades para controlar ou eliminar gordura na barriga. As razões são fisiológicas e sociais.
Com o passar dos anos os hábitos ruins adotados ao longo da vida são mais difíceis de mudar. O sedentarismo, a má alimentação, o consumo de álcool, a má qualidade do sono são fatores que dificultam a perda de peso.
Alterações hormonais também estão entre as causas, já que e a redução da produção dos hormônios compromete a queima de gordura corporal e ganho de massa muscular.
Aos 40 também é comum que os compromissos se resumam a reuniões com amigos, comer e ficar sentado. Quando somos jovens, saímos para dançar ou caminhar.
Trabalho e compromissos ocupam tempo que antes poderia ser dedicado a atividades físicas. Além disso, o estresse e a ansiedade podem levar ao consumo de doces e outros alimentos calóricos como forma de "compensar" frustrações e emoções negativas.
Estudos indicam que quanto maior a circunferência abdominal, maior o risco de morte por doenças cardiovasculares. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que o tamanho máximo da barriga deve ser 94 cm para homens e de 90 cm para mulheres.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar