Sofre de ansiedade? Conheça os erros mais comuns de quem precisa de tratamento
Podemos ter uma ideia do sofrimento de ter um transtorno de ansiedade já que todos nós já passamos por isso. Os pacientes que convivem com o transtorno tem sensações horríveis com uma intensidade incapacitante, impedindo uma rotina saudável.
É comum que pessoas com transtorno de ansiedade vivam preocupadas com o futuro, esperando o pior e encarando a vida de forma apreensiva. A resposta do corpo acontece em forma de alerta como taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar e palpitações, tontura, aperto no peito e desconforto digestivo.
Fuga
É comum que pessoas que sofrem de ansiedade experimentem a fuga das situações de ansiedade, na intenção de diminuir o desconforto. Evitar enfrentar os medos e ficar em casa esperando que a ansiedade se dissipe sozinha.
Consumir álcool e outras drogas
Bebidas alcoólicas são normalizadas em nossa sociedade, assim como os riscos e consequências negativas para a saúde mental são minimizados. É importante destacar que a ansiedade pode ser a porta de entrada para o alcoolismo. Entre as drogas ilícitas, 10% pessoas que experimentam maconha desenvolvem dependência.
De acordo com O Globo, o principal tratamento validado nos transtornos de ansiedade são a psicoterapia e os antidepressivos, que previnem ataques de pânico e diminuem os níveis de ansiedade generalizada.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar