Compartilhe este texto

Tudo que você precisa saber sobre a tuberculose

Por Portal Do Holanda

06/04/2020 14h57 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado em 24 de março. A tuberculose é uma doença séria que ainda existe no Brasil. De acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2018 foram diagnosticados mais de 70 mil novos casos da doença no país.

De acordo com a infectologista Flávia Carvalho, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e membranas que envolvem o cérebro. “Por medo e desinformação sobre a doença, muitas pessoas evitam o contato e isolam o doente, porém quem precisa ser evitado é o bacilo. O isolamento social é importante apenas nos 15 primeiros dias que iniciar o tratamento. Após isso é preciso apenas continuar o tratamento corretamente até o final, o que contribui para quebrar a corrente de transmissão da doença”, alerta a especialista.

Sintomas

A infectologista destaca que a transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo e assim sucessivamente. Após ser infectado pela bactéria, o indivíduo pode apresentar alguns sintomas frequentes, tais como: 

- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

- cansaço excessivo e prostração;

- febre baixa geralmente no período da tarde;

- suor noturno;

- falta de apetite;

- emagrecimento acentuado;

- rouquidão

Entretanto, a especialista alerta que alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, tal como pode ser confundida com uma gripe e evoluir durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada perceba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. 

Curiosidade

Fake News sobre tuberculose: compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose.

Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados.

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano e protege as crianças contra as formas mais graves da doença. O tratamento, à base de antibióticos, é 100% eficaz e deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, terminando apenas quando o médico confirmar a cura total do paciente. “É importante destacar que todo o tratamento é realizado durante o período mínimo de seis meses, mas a partir de 15 dias do início do uso dos medicamentos a pessoa não está mais transmitindo a tuberculose pela tosse. Isso é confirmado a partir do exame de escarro. Por isso é de suma importância haver um diagnóstico precoce”, pontua a infectologista. 

Homenagem

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (TB) ocorrido em 1882 pelo médico Robert Koch.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: sintomas tuberculose, tratamento tuberculose, tuberculose, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar