Rodada Social em Manaus reúne propostas para governo do PSDB
O PSDB-AM, em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV), realizou na noite desta sexta-feira, 30, em Manaus, a quarta versão do “Rodada Social”. Do encontro foi formalizado documento com propostas para acrescentar ao plano de governo nacional do PSDB. A iniciativa foi coordenada pelo deputado federal Eduardo Barbosa e pela ex-deputada federal Rita Camata.
Propostas como criação de mais clínicas médicas nos bairros, hospitais, criação de um programa voltado para as mulheres, ampliação de programas como moradia, sistema adequado de esgoto e saneamento nas cidades, políticas de combate às drogas, programas de geração de emprego e renda, indústria de pesca na região, entre outras propostas foram apresentadas pelas entidades e representantes dos movimentos sociais que participaram do “Rodada Social”.
Foram mais de 20 entidades e movimentos sociais envolvidos, entre eles, o Centro de Referência de Amparo à Mulher (Cramer), Movimento Amigos da Zona Norte (Mazon), Mais Mulher, Associação de Moradores do Jorge Teixeira, Associação de Moradores do Águas Claras, Grupo de Cooperativas do Rio Negro, Instituto de Desenvolvimento e Cultura do Amazonas (Idesci), Movimento Capoeira Manaus (GMC), Associação do Jorge Teixeira, comunidade do Cidadão 12 e comunidade do Passarinho.
O evento aconteceu no Jevian Festas e Eventos, rua Rio Javari, 788, Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças.
Para o presidente do PSDB-AM, deputado estadual Arthur Bisneto, a iniciativa do ITV é um ponta pé inicial para a construção de políticas públicas adequadas para serem apresentadas no plano de governo do partido. “É importante discutir, ouvir as pessoas sempre. É gratificante para nós conversarmos sobre os problemas da nossa região. Vejo que nós temos que preparar o país para o Polo Industrial de Manaus (PIM). É uma vergonha quando olhamos para as vagas no Distrito Industrial e os cargos são ocupados por pessoas de outros Estados, porque não existe uma política que permita o amazonense a ocupar os grandes cargos. Precisamos urgente de uma política educacional diferente”, afirmou.
A coordenadora de política social do “Rodada Social”, Rita Camata, lembrou que a ação começou em setembro do ano passado, onde foram apresentados os programas exitosos nas administrações do PSDB em todo o país, além de ouvir os especialistas. “A discussão começou ouvindo os especialistas e hoje estamos buscando o retrato de cada região, ouvindo as necessidades das cinco regiões do país, colhendo esses subsídios para agregar o plano de governo”, afirmou Rita.
O Instituto Teotônio Vilela é o órgão de estudos e formação política ligado ao PSDB. Por lei, todos os partidos políticos são obrigados a manter uma entidade de natureza doutrinária, visando o aprimoramento de seu ideário. Fundado em 19 de setembro de 1995, com autonomia financeira e gerencial, o ITV se responsabiliza pelo aperfeiçoamento e pela divulgação da doutrina socialdemocrata no Brasil.
ASSUNTOS: Secundário