Compartilhe este texto

5 sinais de que você precisa consultar um dentista

Por Portal Do Holanda

03/12/2014 16h21 — em



O organismo humano funciona como uma orquestra, cada instrumento dando seu tom, assim são os órgãos do corpo.  E quando a orquestra desafina ou algum instrumento deixa de produzir seu som todo o conjunto pode ser afetado.   E quando a saúde bucal não esta em harmonia com a saúde geral pode causar desconforto e comprometer a defesa do organismo.
Os problemas orais e infecções na boca podem afetar o bem estar do corpo inteiro. Prevenir é a melhor opção para se evitar essas doenças. Por isso, existem 5 sinais que não devem ser ignorados e que indicam que já passou da hora de você ir ao dentista.
1 – Dor de dente: A dor de dente é considerada uma das piores dores que existe, costuma ser tão pouco suportada, que nos jovens , quando não faltam à escola, também não conseguem prestar atenção na matéria. A dor de dente é uma inflamação e ocasiona distúrbios diversos.  A cárie e a causa mais comum da dor de dente, que aumenta à medida que o nervo do dente fica mais exposto.
2– Sangramento: O sangramento deve ser investigado se persistir por mais de dois ou três dias e se não regredir espontaneamente, podendo evoluir para uma doença mais grave e persistente.   O problema pode ocorrer se a pessoa escovar os dentes com muita força, mas as principais causas são gengivite, traumas, distúrbios hemorrágicos, doenças como leucemias e escorbuto e prótese móveis mal ajustadas.
3 – Feridas: Podem ter várias causas. Desde as mais simples, como quando a pessoa morde acidentalmente a parte interna da boca, passa a língua em um dente quebrado ou apresenta aftas ou herpes labial, até as que implicam em uma investigação complexa no sentido de excluir uma lesão maligna, que é o caso de infecções por bactérias, vírus ou fungos e das leucoplasias.
4 – Sensibilidade nos dentes: É a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. Bebidas quentes ou geladas podem causar dor em pessoas com dentes hipersensíveis. Isso pode ser resultado de cáries dentárias, dentes fraturados, esmalte desgastado, doenças na gengiva ou raiz exposta. Geralmente pode ser tratada levando em conta a causa do problema e o grau de sensibilidade.
5 - Dor na mastigação: As causas podem ser multifatoriais e existem fatores predisponentes, os que iniciam o processo e outros responsáveis por sua manutenção. Se for persistente, a recomendação é que o paciente procure um Cirurgião-Dentista o mais rápido possível para obter o diagnóstico correto. Esse tipo de sintoma pode estar associado a doenças como sinusite, artrite, gengivite, bruxismo ou, ainda, a uma disfunção da articulação temporomandibular. E o tratamento varia de acordo com o tipo de patologia que se apresenta a doença.
A boa notícia é que já é possível restabelecer a saúde bucal mesmo depois que a doença já esta instalada.  

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+