Compartilhe este texto

A Amazônia está chorando

Por Portal Do Holanda

05/09/2024 20h18 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Como diz o verso daquela canção do Boi Garantido: "Todo mundo está chorando. A Amazônia está queimando. Ai, ai, que dor. Ai, ai, que horror".

O Dia da Amazônia nos convida a refletir sobre o maior tesouro natural do Brasil e do mundo. Muito além de um cenário exótico para turistas, a Amazônia é um pilar estratégico para a ciência, a economia e para o turismo sustentável. A diversidade da nossa região é o nosso maior diferencial competitivo em um mercado global que busca essa autenticidade e uma conexão verdadeira com a natureza.

Neste ano, a data é marcada por uma crise ambiental sem precedentes, com queimadas recordes e secas severas que afetam diretamente a experiência turística, a qualidade de vida da população e aqueles que dependem da floresta. As imagens de rios secos e de árvores em chamas contrastam tristemente com o potencial que a Amazônia oferece. 

Para o turismo, isso serve como um alerta: não há desenvolvimento turístico sustentável sem uma Amazônia viva. Precisamos entender que proteger a floresta é proteger os empregos, a economia e as infinitas oportunidades que ela gera.

Criar roteiros que valorizem as comunidades locais, investir em turismo de base comunitária e apoiar iniciativas de conservação são passos necessários para garantir que, no futuro, a Amazônia continue a ser um destino desejado e acessível. Nossa responsabilidade vai além de preservar a beleza natural; precisamos ser parte da solução para os desafios que enfrentamos.

Por um futuro onde o turismo e a preservação da floresta caminhem lado a lado, Turismo, Eu Acredito!


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!