Compartilhe este texto

Nova Lei Geral do Turismo


Por Orsine Jr.

23/09/2024 13h12 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Alex Pazzuelo

A nova Lei Geral do Turismo promete mexer com as engrenagens do setor no Brasil. Temos um dos maiores potenciais turísticos do mundo, e essa lei vem justamente para tentar destravar algumas das amarras que impedem o turismo de decolar de vez. É uma vitória não só para quem viaja, mas principalmente para quem faz do setor sua principal fonte de renda.

A modernização dessa lei traz avanços importantes. Ao desburocratizar processos e fortalecer a segurança jurídica para os trabalhadores do turismo, como guias e turismólogos, por exemplo, ela abre caminho para uma maior formalização e valorização dos serviços prestados. Agora, o trade turístico ganha maior proteção e reconhecimento, dando suporte para que esses profissionais invistam em suas carreiras com mais confiança.

Para nós do Amazonas ela traz ainda mais potencial. Ao regularizar o cadastro de novos prestadores de serviços turísticos e oferecer apoio jurídico, a LGT facilita a inclusão dos empreendedores locais, garantindo maior suporte aos destinos regionais. O turismo intrarregional, que movimenta os pequenos municípios e fortalece suas economias, ganha fôlego com essa estrutura mais ‘robusta’ e acessível.

Outro destaque é a inclusão de medidas como o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para financiar melhorias nas companhias aéreas, que pode garantir mais voos para a nossa região e ampliar a conectividade, gerando empregos e trazendo mais visibilidade para as belezas naturais e culturais do nosso estado.

Acredito que essa modernização na Lei Geral do Turismo sinaliza um novo tempo para o turismo nacional e promete trazer muito mais do que turistas: vai trazer desenvolvimento, oportunidades e, principalmente, orgulho de ser um país que sabe valorizar o que tem de melhor.

O futuro do turismo, de fato, nunca foi tão promissor. Turismo, Eu Acredito!

Siga-nos no
Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!