Compartilhe este texto

Turismo em um bom momento!


Por Orsine Jr.

12/08/2024 9h42 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Tácio Melo

Os números não mentem: quase 100 mil novos empregos no primeiro semestre de 2024, com o turismo sendo responsável por um em cada dez empregos formais criados no Brasil. Esses dados são um alívio para um setor que deveria ser um dos primeiros na economia, haja vista nossas riquezas naturais e culturais, e trazem também um alerta para quem atua na linha de frente do turismo nacional: precisamos nos movimentar. 

A atividade turística, que já contribui com 8% do PIB nacional, mostra o seu potencial imenso, mas estamos longe de aproveitá-la ao máximo.  É necessário visão estratégica e investimentos assertivos. A qualificação profissional, a promoção de destinos e o fortalecimento de parcerias público-privadas são ações que parecem ínfimas diante da repetição em dizê-las, mas que são primordialmente indispensáveis.

Foto: Daniel Meira

Com o setor aquecido, há uma janela de oportunidade para consolidar o turismo como um verdadeiro motor econômico, capaz de gerar empregos, movimentar a economia e transformar vidas. O Amazonas, assim como outras regiões, tem tudo para ser protagonista nesse cenário, mas para isso, é preciso mais do que comemorar os números atuais. 

Precisamos deixar de lado a mentalidade de que o turismo é apenas uma atividade sazonal ou secundária e tratá-lo como o grande negócio que realmente é. Se chegarmos a esse consenso, não só os números continuarão a crescer, mas veremos um impacto positivo em todas as camadas da sociedade.

Turismo, Eu Acredito!
 

Siga-nos no
Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!