Compartilhe este texto

Turismo Religioso e o Amazonas


Por Orsine Jr.

05/06/2024 8h24 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Reprodução

O Festejo de Santo Antônio de Borba, junto a outros eventos como ele, são um verdadeiro exemplo do poder transformador do Turismo Religioso no nosso estado. Durante quase duas semanas, de 1 a 13 de junho, o município se torna um verdadeiro polo de devoção e cultura, atraindo mais de 50 mil pessoas. 

Borba não é um caso isolado. A Festa de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, e as peregrinações em Itapiranga mostram que o Turismo Religioso pode ser um motor econômico vital em várias regiões do Amazonas. O segmento de turismo religioso movimenta cerca de R$ 15 bilhões anualmente no Brasil. Esse modelo, além de promover a fé e a espiritualidade, é um nicho que merece mais atenção e investimento tanto do setor público quanto privado.

Foto: G1

A chegada dos turistas, principalmente via barcos e lanchas, evidencia a importância das nossas rotas fluviais. A procura por passagens aumenta até 70%, segundo os próprios operadores. Isso reflete não só o impacto direto no setor de transporte, mas também no comércio local, que vê um incremento significativo nas vendas. Hotéis, bares, restaurantes, salões de beleza e pequenos comerciantes e artesãos, por exemplo, registram um aumento de até três vezes na clientela diária, mostrando como todos se beneficiam dessa movimentação.

Foto: G1

Promover estrategicamente eventos religiosos, sejam eles de qualquer crença, pode transformar pequenas comunidades pelo nosso estado em destinos turísticos reconhecidos nacional e internacionalmente. Não se trata apenas de lucrar, mas de valorizar e preservar a cultura, promover a integração social e proporcionar experiências inesquecíveis para os visitantes através desse poderoso modelo turístico.

Por mais Turismo Religioso em todo o Amazonas, Turismo, Eu Acredito!

Siga-nos no
Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!