Um brinde ao Turismo e aos Turismólogos
Hoje é um dia especial para quem vive e respira turismo! Celebramos o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, duas datas que nos fazem refletir sobre a importância desse setor tão dinâmico e essencial para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil.
Falar de turismo por aqui é falar de nossa identidade, das belezas naturais e culturais que fazem da região um verdadeiro tesouro. Não é à toa que, só no primeiro semestre de 2024, o turismo injetou mais de R$400 milhões na economia do estado. E ainda tem muito espaço para crescer.
Mas se o turismo é a alma, o turismólogo é o coração dessa engrenagem. É ele quem traduz a cultura, as histórias e as peculiaridades locais para cada visitante. Além de planejar e organizar experiências inesquecíveis, ele conecta o turista à verdadeira essência do nosso estado. O problema? Falta incentivo e reconhecimento. Apesar de ser peça-chave, o turismólogo ainda luta por valorização no mercado. Isso precisa mudar, e rápido!
Agora, o que nos preocupa mesmo é a estiagem e as temperaturas cada vez mais altas por aqui. Esses fatores têm impactado tanto quem trabalha no setor, quanto os turistas, e isso não é bom pra ninguém. É fundamental manter o equilíbrio entre turismo e meio ambiente para que nossa principal riqueza — a natureza — continue a atrair e encantar.
A valorização do turismo e o reconhecimento do trabalho dos turismólogos são fundamentais para manter nossa região vibrante e atraente, até porque, no fim das contas, eles são os responsáveis por manter nossa casa em ordem.
Turismo, Eu Acredito!
ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!