O protagonismo da mulher no turismo
Oito de março é dia de reforçar as celebrações às mulheres. Hoje, é Dia Internacional da Mulher e vamos enaltecer a presença feminina no turismo, que responde por mais da metade da força de trabalho do segmento no mundo. A participação delas no setor é de 54%, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Ou seja, as protagonistas.
A contribuição das mulheres para o turismo é robusta e expressiva. Tão expressiva e marcante que o segmento está entre as dez áreas do mercado de trabalho que mais geram emprego e renda ao público feminino, de acordo com pesquisa da Catho (site de profissões).
São empresárias, hoteleiras, operadoras do turismo, gerentes, atendentes, vendedoras de pacotes turísticos, artesãs, aeromoças, guias turísticas, além de outras funções diretamente e indiretamente ligadas ao segmento. São inúmeros os cargos ocupados por mulheres, que dão o seu melhor todos dias para impulsionar a atividade turística no Brasil e no mundo. Elas fazem o turismo acontecer!
Não podemos esquecer também das mulheres que consomem o turismo. Elas viajam e vivem experiências que só o setor pode proporcionar. Inclusive, há serviços exclusivos para esse público, como agências de viagens que atendem só mulheres e promovem as chamadas “Woman Trip”.
O protagonismo da mulher está cada vez mais consolidado no turismo, seja trabalhando ou vivendo experiências de viagens. Essa é uma evolução, já que, antes da década de 1920, era impossível uma mulher viajar desacompanhada.
Segundo a revista Havard Business Review, o número de mulheres que viajam sozinhas aumentou em mais de 230% na última década. Dados do Relatório do Word Travel Market indicam que oito em cada dez mulheres latino-americanas estão dispostas a viajar sozinhas nos próximos anos.
A todo o público feminino, em especial às mulheres ligadas ao turismo, o nosso obrigado pela contribuição e diferencial que trazem ao setor e ao mundo. Parabéns a todas vocês, mulheres!
Pela presença da mulher no turismo, Turismo Eu Acredito!
Foto: Prefiro Viajar
ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!