Compartilhe este texto

10 coisas que você não sabia sobre Lúcifer

Por Portal Do Holanda

26/10/2016 10h35 — em
Variedades


ouça este conteúdo

Você sabia que diabo é uma palavra de origem grega que significa “acusador” ou “caluniador”? Para saber mais coisas sobre o "Pai das Trevas", confira as nossas curiosidades:

1. O pentagrama é uma estrela de cinco pontas normalmente usado como símbolo religioso e amuleto. Os satanistas usam o pentagrama invertido, com duas pontas para cima. Para eles, o pentagrama representa o triunfo da matéria sobre o espírito.

2. Enquanto as tradições islâmicas e cristãs consideram o inferno um lugar de castigo eterno, as judaicas, hindus e budistas o veem como um local para a purificação e restauração da alma. No judaísmo, por exemplo, a condenação não é eterna, e o inferno não é um beco sem saída, pois a alma pode de lá sair pura e renovada.

3. Para os hebreus, Jeová era um deus superior aos deuses dos povos vizinhos. Talvez seja por isso que o diabo tenha recebido nomes de entidades estrangeiras, como Asmodeu (deus persa da tempestade) e Belzebu (uma divindade filisteia).

4. Na Idade Média, acreditava-se que o inferno possuía infraestrutura e o diabo, diversos assessores, entre eles Nergal (demônio que comandava a polícia do inferno), Astaroth (tesoureiro infernal), Abramalech (responsável pelo guarda-roupa de Lúcifer) e Baalberith (secretário de Lúcifer).

5. Íblis é o nome de Lúcifer na mitologia islâmica.

6. Durante o Hajj, a peregrinação islâmica a Meca, os fiéis cumprem o ritual de apedrejamento de três pilares representando o diabo. Segundo o Islã, cada peregrino deve atirar 21 pedras.

7. Existem 119 sinônimos para a palavra diabo no dicionário Aurélio. No Houaiss, são 116.

8. Baal era o deus fenício da fertilidade transformado em um dos príncipes do inferno. É um dos deuses “pagãos” mais citados na Bíblia.

9. Reza uma lenda que Lúcifer era um dos arcanjos celestiais, e o preferido de Deus. Inteligente e com boa lábia, o arcanjo convenceu parte dos anjos a se rebelarem contra o Criador, o que, no final das contas, ficou caro. Lúcifer foi desmoralizado, expulso do reino celestial e atirado nas profundezas do mundo, onde criou o inferno.

10. Contrariando o senso comum (e as mentes preconceituosas), o exu das religiões afro-brasileiras não é um demônio. Exu é o guardião dos caminhos, emissário entre os homens e os orixás, uma divindade que não está associada ao mal. Na umbanda, Exu é representado por Santo Antônio.

Fonte: Mais Curiosidades


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades