Compartilhe este texto

Carnaval de 2025 no Rio terá quase 500 blocos; folia começa neste sábado (1º)

Por Folha de São Paulo

29/01/2025 16h00 — em
Variedades


ouça este conteúdo

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Riotur, empresa pública de turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, divulgou nesta terça-feira (28) a lista prévia de blocos oficiais do Carnaval de 2025 e o esquema de operação montado para a folia.

A prefeitura estima um público de 6 milhões durante o Carnaval. Vão desfilar ao menos 482 blocos oficiais, além de dezenas de outros não cadastrados pelo município. Ao todo, a Riotur recebeu 685 inscrições para desfiles.

Blocos não cadastrados desfilam desde a primeira semana do ano, mas a abertura oficial da folia no Rio será no próximo sábado (1°), com sete blocos, entre eles o megabloco Carrossel de Emoções, que vai tocar clássicos do funk na rua Primeiro de Março, para um público estimado em 40 mil pessoas.

O Rio terá 37 dias de festa, do dia 1° de fevereiro ao dia 9 de março, o domingo seguinte à Quarta-Feira de Cinzas.

A lista de blocos prevê nove megablocos. Os megablocos são cortejos em uma espécie de show, em que grandes artistas se apresentam em cima de um trio elétrico, em esquema semelhante ao de Salvador.

Estão programados megablocos como os da Gold, no dia 15, com presença do cantor Leo Santana, o Fervo da Lud, com Ludmilla, na terça de Carnaval, e o bloco da Anitta, no sábado após a folia.

O aplicativo para celular Blocos do Rio 2025 será alimentado com informações sobre dia, horário e endereço dos blocos oficiais.

O centro da cidade mais uma vez vai concentrar a maioria dos blocos: serão ao menos 128 cortejos na região central; 64 na zona norte; 101 na zona sul; 64 na Grande Tijuca, também zona norte; 61 na zona oeste; 38 nas ilhas de Paquetá e do Governador; 16 na região da Barra da Tijuca; e 10 em Jacarepaguá.

Além dos blocos tradicionais e dos nove megablocos, a lista prévia da Riotur indica desfiles de 21 blocos voltados ao público infantil, cinco blocos LGBTQIA+ e três blocos religiosos —o bloco afro Afoxé Filhos de Ghandy, o Pegada de Malandro, de umbanda, e o evangélico Mocidade Dependente de Deus.

Cálculos prévios da Riotur estimam que o maior público deve se reunir no Cordão da Bola Preta, que desfila no sábado de Carnaval, dia 1° de março, pela 107ª vez. É o cortejo mais antigo sem interrupção do carnaval carioca. A prefeitura espera um público de 700 mil pessoas no centro da cidade.

Na terça, o Fervo da Lud e a Orquestra Voadora devem arrastar para a região central um público de cerca e 600 mil e 200 mil pessoas, respectivamente. Também no centro, o Bangalafumenga, que se apresenta no domingo de Carnaval, deve ter público estimado em 100 mil, assim como o Bloco da Anitta, com a cantora sobre o trio.

Na zona sul, o maior bloco previsto é o Areia, com cerca de 120 mil pessoas no Leblon no domingo de Carnaval.

Para controlar tanta gente, a prefeitura vai usar cerca de 3.800 câmeras de rua, que serão monitoradas por agentes no Centro de Operações. Cinco drones vão gerar imagens em tempo real dos percursos de blocos em áreas consideradas de sombra, sem cobertura de câmeras.

A polícia deve repetir o planejamento de grandes eventos, como Réveillon e o próprio Carnaval de 2024, com revistas obrigatórias e detectores de metais nas ruas de acesso aos megablocos. Policiais ainda devem atuar através de torres de observação e câmeras de reconhecimento facial espalhadas pela cidade.

O carnaval de rua terá oito postos médicos: dois no centro, quatro na zona sul, um na Barra da Tijuca e um no Recreio dos Bandeirantes. Cerca de 34 mil banheiros químicos serão espalhados no trajeto dos blocos, e 7.500 garis da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) serão destacados para limpar as ruas antes, durante e depois da passagem dos blocos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades