Ciclopassarela em homenagem a jornalista é inaugurada na zona oeste de SP
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ciclopassarela Erika Sallum foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (30) em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
Localizada próxima à ponte Eusébio Matoso, acima da marginal Pinheiros, a estrutura foi batizada em nome da jornalista e ativista de mobilidade urbana Erika Sallum, morta aos 45 anos em 2021 vítima de um câncer de mama.
"Estamos muito emocionados", disse a mãe da jornalista, Davina Sallum, presente na cerimônia de descerramento da placa ao lado do marido, Luiz, e do filho Jorge.
Companheiro de Erika, o fotógrafo Caio Guatelli, autor do blog Ciclocosmo, da Folha de S.Paulo, participou da cerimônia por meio de vídeo exibido no telão. "Sei o quanto ela lutou para criar pontes nos cantos da cidade e desfazer dificuldades", disse.
"Depois dessa inauguração os valores dela vão se espalhar pela nossa cidade, pelo nosso país", continuou.
"É uma singela homenagem", disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que se referiu a ela como uma importante cicloativista da cidade.
Prevista no projeto da operação Faria Lima desde 1994, a estrutura liga os bairros de Pinheiros e Butantã e custou R$ 41,9 milhões.
Até então, ciclistas se arriscavam pelas pontes anexas à marginal Pinheiros para fazer o mesmo trajeto.
Segundo o prefeito, serão instaladas câmeras na ciclopassarela para coibir roubos e assaltos.
A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (28) um homem de 18 anos e apreendeu três adolescentes com idades entre 16 e 17 anos suspeitos, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), de formarem um grupo especializado em roubar ciclistas na ciclovia do Parque Bruno Covas, às margens da marginal Pinheiros.
Segundo a polícia, ao menos três assaltos na região são atribuídos aos suspeitos.
Na segunda (27), uma mulher de 51 anos foi assaltada e espancada.
Os ciclistas são alvos frequentes de criminosos que atuam na região para roubar bicicletas, celulares e outros objetos de valores dos cidadãos.
Ao menos desde o ano passado, a região vive onda de roubos que assusta os frequentadores, com diversos relatos de agressão. Esses criminosos aproveitam a falta de policiamento para agir tranquilamente.

ASSUNTOS: Variedades