Compartilhe este texto

Cratera interdita marginal Tietê na altura da ponte Atílio Fontana, na zona oeste de SP

Por Folha de São Paulo

10/04/2025 17h45 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com a chuva forte que atingiu a capital paulista nesta quinta-feira (10), uma cratera se abriu no asfalto e interdita o acesso da pista local para a central da marginal Tietê na saída da rodovia dos Bandeirantes, pouco antes da ponte Atílio Fontana, na Vila Anastácio, na zona oeste de São Paulo.

De acordo com imagens da TV Globo, no fundo do buraco há muita água e terra. Pelas imagens, é possível ver que, no local, o asfalto já havia sido recapeado, porque apresenta uma cor mais escura que no restante.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou à Folha, em nota, que a pista central foi interditada devido ao solapamento no asfalto. Segundo a companhia, aquele trecho ainda é de responsabilidade da concessionária AutoBAn.

"O incidente deu-se a cerca de 400 metros antes da ponte Atílio Fontana, no acesso da pista local para a central. Os motoristas devem seguir pelas pistas local e expressa. Agentes da CET estão auxiliando na fluidez do trânsito na área", finalizou a nota.

Devido à interdição, o congestionamento está aumentando na região.

Técnicos da AutoBAn também estão no local para avaliar a situação e determinar os procedimentos para corrigir o problema.

No dia 1º de fevereiro de 2022, outra cratera se abriu ao lado da obra da linha 6-laranja do metrô, na Freguesia do Ó.

Desde a manhã desta quinta, a capital paulista recebeu um grande volume de chuvas, o que fez com que a Defesa Civil emitisse no início da tarde o alerta severo de tempestade para a cidade de São Paulo e também para Mauá, na região metropolitana.

Cidades do Grande ABC, como Santo André, registraram grandes volumes de chuva. Em Guarulhos, segundo a Defesa Civil, a chuva teve vento forte, raios e granizo. Segundo painel da Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região metropolitana, 92.838 clientes estavam sem luz às 13h42. Às 17h13, o número já havia caído para 51.231.

O Corpo de Bombeiros havia recebido, até as 16h55, 21 chamados para quedas de árvore, distribuídos em áreas de Itaim Bibi, Pinheiros, Itaquera, Carrão, Penha, Vila Matilde e Mandaqui. Também foram registrados três chamados para enchentes no Tucuruvi, na zona norte.

A capital entrou em estado de atenção para alagamentos às 12h10, com avisos do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura para as zonas leste, sudeste e sul (às 11h35), além da marginal Pinheiros. Em seguida, o centro e a zona norte foram incluídos. A situação foi mantida até as 14h10.

Segundo o CGE, frentes de instabilidade chegavam à capital com forte intensidade. Havia potencial para queda de granizo nas zonas oeste e leste, com destaque, de acordo com o órgão, para as regiões da Lapa, de Pinheiros e da Penha.

Pontos de alagamento atingiram a avenida Vital Brasil, no Butantã, e também na avenida Regente Feijó, em Aricanduva, nas avenidas Itaquera e Osvaldo Valle Cordeiro, na zona leste, e na Estrada do M'Boi Mirim.

Em Itaquaquecetuba (SP), o muro da Escola Municipal Joaquim Perpétuo caiu durante o temporal e atingiu veículos que estavam estacionados. Já em Santo André, um vídeo divulgado pela Defesa Civil também mostrou a queda granizo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades