Compartilhe este texto

Demolição de anexo do Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, é aprovada

Por Folha de São Paulo

02/12/2024 18h30 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A demolição do anexo do Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, onde funcionam duas salas de cinema e um café, foi autorizada pelo órgão municipal de preservação do patrimônio histórico em reunião nesta segunda-feira (2).

O endereço dará lugar a um prédio de uso misto a ser erguido pela construtora e incorporadora Vila 11. O projeto inclui a construção de novas salas de cinema no térreo e primeiro andar, com acesso público da calçada.

O imóvel foi vendido em abril de 2022 e, desde então, frequentadores e cinéfilos se mobilizaram contra o fechamento. Inquérito civil foi aberto pelas promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Capital que ajuizaram ação civil pública contra o proprietário do imóvel para reconhecer sua relevância cultural.

Mais de 50 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado contra a demolição do Anexo e do Café Fellini. O pedido de tombamento chegou a ser apreciado, mas foi arquivado pelo órgão competente.

Em março de 2023, o endereço foi reconhecido como Zonal Especial de Preservação Cultural - Área de Proteção Cultural (Zepec-APC) o que obrigou a construtora a incluir as salas de cinema como fachada ativa no projeto do empreendimento, posteriormente aprovado pelo órgão de preservação.

Desde 2015, decreto que regulamenta o Plano Diretor determina que modificações em imóveis classificados dessa forma só podem ser autorizadas caso a nova edificação destine área equivalente à original, nas mesmas condições de acesso e que mantenha o uso.

O novo projeto foi aprovado no fim do ano passado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

De acordo com o Conpresp, o imóvel a ser demolido abriga as salas de cinema há cerca de 30 anos e, antes disso, foi ocupado pelo Instituto Goethe para a exibição de filmes do Cinema Novo Alemão, nos anos 1960. A demolição foi autorizada mediante atualizações ao órgão das obras a cada 4 meses.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades