Compartilhe este texto

É preciso haver penetração para perder a virgindade?

Por Portal Do Holanda

17/04/2017 15h19 — em
Variedades


Foto: Reprodução

Mesmo com os vários avanços sociais e desmistificação de certos temas, o sexo e a virgindade até hoje continuam sendo fonte de dúvidas e tabus e ainda levantam discussões por serem conceitos bastante subjetivos.

O que é perder a virgindade?

Do ponto de vista físico, a presença do hímen, fina membrana que reveste o canal vaginal e que geralmente é rompida durante o ato sexual, poderia definir de maneira direta e prática se uma mulher é virgem ou não.

Similarmente, o início da vida sexual do homem poderia ser definido a partir do momento em que ele pratica penetração na mulher.

No entanto, existem inúmeros problemas com este conceito. O primeiro e mais óbvio, no caso das mulheres, é que existem diferentes tipos de hímen, e nem todos se rompem com a penetração. Portanto, seguindo a lógica, mulheres que têm o hímen elástico nunca perderiam a virgindade.

Outra questão, esta ainda mais séria, é que a ideia de que a perda da virgindade equivale à primeira conjunção carnal de uma pessoa exclui grupos que não praticam este ato devido às suas sexualidades. Ou seja, uma mulher homossexual, por exemplo, jamais perderia a virgindade. O mesmo valeria para homens homossexuais, já que não há uma vagina incluída na relação.

O último problema na tese está em limitar a ideia de virgindade a uma pequena parte do sexo: a penetração, que é, de fato, usada erroneamente como sinônimo de sexo. Masturbação a dois, sexo oral e sexo anal, para citar as práticas mais comuns, são todos contatos íntimos que fazem parte da interação sexual.

Não faz sentido, portanto, considerar que é sexo somente quando há penetração do pênis na vagina.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades