Em órbita de 1.400 km, Polaris Dawn leva humanos o mais longe da Terra em mais de 50 anos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os astronautas da missão Polaris Dawn estão em órbita de 1.400 km ao redor da Terra. É o mais longe do planeta que os seres humanos chegam em mais de meio século.
A última vez que humanos se afastaram tanto da Terra foi em 1972, ainda durante as missões Apollo, que levaram homens à Lua.
Com esse feito, Sarah Gillis e Anna Menon, astronautas da missão e engenheiras da SpaceX, tornaram-se as mulheres que mais se afastaram da Terra na história. Além delas, fazem parte da tripulação o bilionário americano Jared Isaacman, fundador da empresa digital de pagamentos Shift4 e o cabeça do projeto; e Scott Poteet, vice-presidente de estratégia da Shift4.
Em publicações na X (antigo Twitter, atualmente fora do ar no Brasil devido a decisão judicial), a SpaceX tem atualizado o status da missão. Segundo a empresa, comandada por Elon Musk, nas próximas horas, a cápsula Dragon Crew irá reduzir a órbita, para algo próximo a 700 km, em preparação para a 1ª caminhada especial privada, prevista para esta quinta-feira (12).
Os escolhidos para a caminhada são Isaacman e Gillis, que permanecerão conectados à cápsula com cordões umbilicais. Poteet e Menon ficarão a bordo para suporte técnico.
ASSUNTOS: Variedades