Compartilhe este texto

Foragido da Justiça por violência doméstica é preso em SP com auxílio de reconhecimento facial

Por Folha de São Paulo

28/04/2025 20h45 — em
Variedades


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um homem de 50 anos foragido da Justiça foi preso por policiais militares no centro de São Paulo na tarde de sábado (26) com o apoio de câmeras de reconhecimento facial, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado.

Os PMs patrulhavam e região quando foram avisados de que equipamentos do Programa Muralha Paulista tinham registrado a passagem de uma pessoa procurada. Naquele momento o homem passava pela altura do número 1.260 da rua Augusta, na Consolação.

Os policiais abordaram o homem a cerca de 300 metros do ponto de onde ele havia sido visto pela câmera. Nada de ilício foi encontrado com ele. No entanto, pela documentação apresentada pelo abordado foi localizado um mandado de prisão contra ele por violência doméstica.

O mandado de prisão contra Aroldo de Oliveira Carvalho foi expedido em 21 de junho de 2023. A ordem de prisão foi expedida pela Vara do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Capital.

De acordo com o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, Carvalho foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado. O processo contra ele teve início em 2015. A reportagem não localizou sua defesa.

Ao ser abordado Carvalho usava peruca e óculos escuro, de acordo com a polícia. Preso, ele foi encaminhado para o 78° DP (Jardins).

Os pertences que Carvalho carregava foram entregues para a esposa do homem.

ESTUPRADOR PRESO

Homem de 68 anos, que era procurado desde julho de 2024 pelo crime de estupro cometido no Paraná, foi preso em frente ao seu local de trabalho, na zona leste de São Paulo, nesta segunda-feira (28), após o sistema Smart Sampa, da prefeitura, reconhecer a placa de seu veículo.

Esta foi a primeira prisão realizada pelo sistema utilizando o reconhecimento de placas de veículos, segundo a gestão municipal. Até então, os 1.065 criminosos presos haviam sido identificados pelo reconhecimento facial.

Quando o carro do procurado passou pela câmera de monitoramento na rua Raimundo Correia, na Vila Invernada, zona leste de São Paulo, um alerta soou na central do Smart Sampa, que avisou equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que faziam ronda na região.

As equipes localizaram o veículo a cerca de 300 metros da câmera. O homem, que havia estacionado em frente ao local onde trabalha, estava do lado de fora do carro no momento da abordagem. Após confirmar que o veículo pertencia a ele, os agentes constataram que se tratava do foragido.

"Toda a ação, desde a emissão do alerta às equipes da GCM até a abordagem do criminoso, durou apenas 12 minutos. O homem foi conduzido ao 42º Distrito Policial, no Parque São Lucas, onde a prisão foi confirmada pela autoridade de plantão. O veículo ficou provisoriamente sob a responsabilidade do patrão do foragido, e a filha dele foi acionada para reaver o automóvel", disse a Prefeitura de São Paulo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades


02/05/2025

Correção