Compartilhe este texto

Frente fria chega ao Rio Grande do Sul e deve causar temporal nesta quinta

Por Folha de São Paulo

12/09/2024 10h00 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Após uma forte onda de calor, parte do Rio Grande do Sul deve enfrentar uma tempestade nesta quinta (12).

Inmet diz que pode chover até 50 mm em algumas regiões. Há previsão de ventos intensos (até 60 km/h) e queda de granizo.

Cidades do centro-sul e oeste do Rio Grande do Norte devem ser atingidas. Entre elas, Porto Alegre e municípios vizinhos, Santa Maria, Novo Hamburgo, Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

Na Grande Porto Alegre, manhã será nublada e com chuva fraca. A chance de um temporal aumenta à noite, segundo o Climatempo.

A fuligem de queimadas, conhecida como chuva preta, pode ser vista novamente. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, a chuva preta ocorre quando a água "comum" da chuva que sai das nuvens leva com ela a fuligem que está na atmosfera.

Mudança na temperatura foi causada pela aproximação de uma frente fria e massa de ar polar, que se deslocam em alto mar. Mas o risco de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações é baixa, diz Inmet.

Nas demais regiões gaúchas, o dia será de tempo firme e muita fumaça das queimadas, segundo o Metsul. Amanhã (13), o tempo segue instável no Rio Grande do Sul e se espera chuva na maioria das regiões. Em alguns municípios do norte, pode chover forte com trovoadas e granizo.

Apesar da chuva no Sul, a fumaça das queimadas continua esbranquiçando o céu no Sudeste e Centro-Oeste. No estado de São Paulo, pelo menos 15 focos de incêndios são monitorados. A chuva, necessária para limpar a atmosfera, só deve ocorrer no fim de semana em SP, diz o Climatempo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades