Compartilhe este texto

Ibama resgata jaguatirica usada como tiktoker no Pará

Por Folha de São Paulo

16/04/2025 11h15 — em
Variedades


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma jaguatirica que vivia em uma fazenda no Pará foi resgatada pelo Ibama na segunda-feira (14). A mulher que cuidava dela como pet foi multada em R$ 10 mil.

Animal silvestre foi encontrado em cima de um guarda-roupa, no município de Uruará. Ela era chamada de "Pituca" e tinha a rotina compartilhada em vídeos nas redes sociais desde que era filhote pela influenciadora Luciene Cândido.

Luciene tem mais de 300 mil seguidores no Facebook e no TikTok, onde acumula mais de nove milhões de curtidas. Nos vídeos publicados pela mulher, é possível ver a jaguatirica dentro de casa, a acompanhando em atividades domésticas e até deitada na cama.

Ibama foi até o local após receber uma denúncia de que uma fazendeira usava a imagem do bicho nas redes sociais para fazer monetização de conteúdo. Além de levar o animal para um centro de triagem, o órgão multou a influenciadora que cuidava da jaguatirica em R$ 10 mil.

A mulher disse que foi obrigada a apagar todos os vídeos com a jaguatirica das redes sociais. Em publicação após Pituca ser levada, Luciene afirmou que "O que mais tem aí é animal silvestre na rede social. Tá certo que eu não tenho autorização, e tal, mas eu salvei a vida dela. Eu salvei a vida dela, não fui na natureza caçar ela para levar para casa", disse.

Animal estava em risco, explicou Ibama. O órgão afirmou que cães que estavam compartilhando a casa com o animal silvestre tinham sinais de leishmaniose, doença que pode ser transmitida aos felinos. Pituca também tinha acesso a áreas onde estavam armazenados herbicidas, produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.

Expectativa é de que jaguatirica seja devolvida à natureza. O Ibama informou que o animal deve passar por um processo de reabilitação no centro de triagem.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades