Compartilhe este texto

Linha 11-coral da CPTM muda circulação para obras em ponte ferroviária, em Suzano (SP)

Por Folha de São Paulo

09/04/2025 11h15 — em
Variedades


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os trens da linha 11-coral da CPTM vão circular em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba, na Grande São Paulo, durante toda a operação comercial, a partir desta quarta-feira (9). A medida foi adotada após a equipe técnica identificar o desgaste da estrutura de uma ponte ferroviária, construída em 1907, em Suzano.

A companhia diz que iniciou o processo para contratar empresa para realizar a correção em todas as vias na ponte, começando pela 2, que está interditada. O prazo total –para contratação da empresa responsável e conclusão das obras– é de aproximadamente 120 dias.

Com isso, nos horários de pico da manhã, das 4h às 9h, e da tarde, das 16h às 21h, as viagens entre as estações Luz e Suzano terão intervalo médio de sete minutos. As viagens já previstas no trecho Luz-Guaianases terão intervalo médio de três minutos e meio.

As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalo médio de 22 minutos. Para auxiliar no deslocamento dos passageiros durante os horários de pico, haverá um loop interno entre as estações Jundiapeba e Estudantes, com intervalo médio de 11 minutos, afirma a CPTM.

O passageiro terá que desembarcar em Suzano. Lá, para seguir sentido à estação da Luz, deve embarcar na plataforma 1. Já quem deseja viajar sentido Estudantes, deve embarcar na plataforma 3.

Fora dos horários de pico, das 9h às 16h, as viagens entre as estações Luz e Suzano terão o intervalo médio de 11 minutos, além das viagens já previstas nos trechos Luz-Guaianases, com intervalos médios de cinco minutos e meio. As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalos médios de 22 minutos durante todo o dia.

Das 21h até o fim da operação comercial nos dias úteis e aos sábados, das 10h às 20h, as viagens do trecho Luz-Guaianases serão suspensas, permanecendo somente aquelas entre Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos médios de 11 e 22 minutos, respectivamente. "Essas estratégias operacionais visam garantir maior fluidez no trecho de maior demanda, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% do volume total de passageiros da linha", diz a CPTM.

SISTEMA PAESE

O Sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) está acionado para reforço no trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano durante os horários de pico da manhã, das 5h às 9h, e tarde, das 16h às 20h, em dias úteis. Para o embarque, serão distribuídas senhas em ambas as estações, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.

Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na rua Prudente de Morais, s/n°, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, os embarques acontecerão na Avenida Aurea Martins dos Anjos, s/n°, em frente à estação, embaixo da cobertura.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades