Compartilhe este texto

Mulher é agredida com socos, chutes e mata-leão por PMs na zona sul de SP

Por Folha de São Paulo

05/12/2024 20h15 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma mulher foi agredida por policiais militares durante uma confusão no Jardim São Luis, na zona sul de São Paulo, no último final de semana.

Segundo vizinhos, o caso aconteceu na rua Fausto de Gounod no domingo (1°). No entanto, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), o boletim de ocorrência foi feito no 11° DP (Santo Amaro), na segunda (2).

Um vídeo mostra a mulher caída na calçada rodeada por policiais militares. Ela é agredida com socos e chutes. Uma policial assiste a ação, sem interferir.

A mulher consegue se levantar e dá um tapa no capacete de um dos policiais da Rocam (patrulhamento em motos).

A sequência da imagem já mostra a mesma mulher imobilizada por um mata-leão, golpe com uso proibido pela PM. A policial então dá tapas no rosto da mulher, que revida.

No vídeo, divulgado inicialmente pela CNN, é possível observar que os PMs são do 1° Batalhão de Polícia Militar. Ao menos oito policiais participaram da ocorrência.

De acordo com a SSP, a ação foi registrada pelas câmeras corporais usadas pelos policiais, que serão analisadas. "A PM possui protocolos de abordagem e os excessos serão investigados e os agentes devidamente punidos".

A Polícia Civil registrou o caso como lesão corporal, desobediência, desacato e resistência. A pasta acrescentou que a Polícia Militar não compactua com desvios de conduta e apura com rigor todos os casos envolvendo seus agentes.

A gestão Tarcísio de Fretas (Republicanos) não forneceu o conteúdo do boletim de ocorrência mesmo após pedido da reportagem.

O caso na zona sul se soma a outros ocorridos nesta semana envolvendo policiais militares.

A empresária Lenilda Messias, de 63 anos, foi agredida por um policial militar na noite desta quarta-feira (4) no Jardim Regina Alice, em Barueri (na Grande São Paulo), durante uma abordagem que envolveu o filho dela na garagem da casa da família. Ela levou um chute, empurrões e foi agarrada pela roupa pelo agente.

Vídeos gravados por testemunhas mostram que o filho, o empresário Juarez Higino Lima Júnior, também foi agredido quando estava imobilizado.

Lenilda aparece aos prantos e com o rosto sangrando nas imagens. Ela precisou de atendimento médico e, em seguida, foi levada para uma delegacia.

A abordagem policial teria começado após o filho de Juarez parar a moto na calçada de casa para conversar com o pai. Policiais militares perguntaram sobre o veículo e o empresário teria informado que o guardaria na garagem.

"Eles vieram querendo arrancar a moto da garagem e pediram apoio. Quando chegou o apoio, eles entraram arrebentando o portão e batendo em todo mundo que estava lá", relata Bianca de Lara, ex-mulher de Juarez e ex-nora da mulher agredida. "Agrediram sem motivo algum. Foi abuso de poder. Foi isso o que aconteceu".

Doze policiais militares envolvidos na ocorrência foram afastados.

Em outro caso, um homem foi jogado de uma ponte por um policial militar na rua Padre Antônio de Gouveia, na zona sul. O soldado Luan Felipe Alves Pereira, 29, foi preso nesta quinta.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades