Compartilhe este texto

Ônibus de acidente que matou 20 pessoas em AL segue preso na mata e dificulta perícia

Por Folha de São Paulo

05/12/2024 18h15 — em
Variedades



MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) - O laudo pericial do acidente com ônibus que deixou 20 mortos na serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), ainda não foi finalizado por conta de uma dificuldade de acesso ao veículo.

Ele está preso pelas extremidades em uma área de vegetação nativa e apresenta grande risco de deslizamento, segundo o Instituto de Criminalística de Maceió.

Com isso, será necessário retirar o ônibus para que seja feita perícia nas partes internas do veículo. "Os trabalhos realizados pela equipe apontaram a impossibilidade de desmontar o veículo e realizar a perícia interna sem o risco iminente de um novo acidente, inclusive de colocar em risco as vidas dos integrantes da equipe pericial", diz a nota.

A responsabilidade da retirada é da Polícia Civil e da prefeitura de União dos Palmares. A primeira disse que está fazendo um plano operacional para a retirada. A gestão municipal não respondeu.

O acidente na serra da Barriga aconteceu no dia 24 de novembro, com 16 mortes no local, além de 32 pessoas que ficaram feridas -quatro delas morreram nos dias seguintes.

Das 28 pessoas que receberam atendimento, 26 já receberam alta, uma segue internada e outra foi levada para um hospital particular de Maceió.

Testemunha do acidente, Matheus Lopes, 23, conseguiu desembarcar do veículo instantes antes da batida. Ele afirmou que o ônibus atingiu uma velocidade inexplicável, embora tivesse apresentado problemas somente próximo ao trecho em que houve a queda.

A queda do coletivo na ribanceira foi de 112 metros, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o relato de Lopes, o motorista Luciano de Queiroz Araújo, 47, que morreu no acidente, disse aos passageiros que não seria possível continuar a subida em razão do estouro da mangueira de ar -ele já havia relatado situação semelhante na semana anterior ao acidente, segundo a viúva Maria das Graças de Queiróz Silva, 50.

O veículo, cedido por uma empresa terceirizada à prefeitura, transportava turistas e moradores para o projeto cultural Pôr do Sol na Serra.

O ônibus seguia em direção ao parque Memorial Quilombo dos Palmares quando caiu em uma ribanceira na serra da Barriga, próximo ao restaurante Pedra de Zumbi, a 3,5 km do destino final. O veículo capotou várias vezes antes de parar.

Entre os sobreviventes havia crianças, adolescentes e uma mulher grávida, que foi atendida no hospital e deu à luz um menino.

Testemunhas relataram falha nos freios momentos antes da queda, segundo o delegado Guilherme Iusten, responsável pela investigação. Apesar disso, documentos preliminares indicam que o ônibus estava com manutenção em dia, pneus em boas condições e apto para uso. O laudo pericial deve confirmar a causa exata.

A Polícia Civil de Alagoas está conduzindo as investigações. O dono da empresa terceirizada foi intimado a apresentar a documentação do veículo. A Associação dos Motoristas de Transporte Escolar de União dos Palmares também foi ouvida. A Secretaria de Cultura do município também deverá prestar esclarecimentos.

VEJA NOMES DAS 20 VÍTIMAS

1 - Luciano de Queiroz Araújo - 47 anos

2 - Thamires Caroline da Silva - 35 anos

3 - Lourinete Figueiredo Batista - 53 anos

4 - Ivone Clemente da Silva - 37 anos

5 - Rosimeire Barros da Silva - 54 anos

6 - Andrielly Rafaella de Santana da Silva - 14 anos

7 - Alaide Tereza de Jesus, 84 anos

8 - Josefa Marcelino, 45 anos

9 - Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos

10 - Saulo Hermínio da Silva, 24 anos

11 - Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos

12 - Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos

13 - Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos

14 - Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos

15 - Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos

16 - Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos

17 - Sebastião Azevedo Alves, 73 anos

18 - Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos

19 - José Cícero Aquino da Silva, 50 anos

20 - Pedro Manoel da Silva, 65 anos


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades