Ovo de Páscoa pode provocar intoxicação grave nos pets e pode até levar a morte
Há quem invista em ovos de chocolate na época de páscoa, mas é preciso ficar alerta pra que seus pets não consumam o doce, O chocolate contém a teobromina, uma substância presente no cacau que pode levar à intoxicação grave.
Se for consumido em grande quantidade, o produto pode causar vômito, sangramentos, alterações cardíacas e levar à morte”, alerta o veterinário da Petz Italo Cássio.
Quanto mais cacau presente no chocolate, maior vai ser a quantidade dessa substância e, consequentemente, maior o risco de intoxicação. Uma dose tóxica é em torno de 100 miligramas por quilo de peso do animal. Por exemplo, se o pet pesa dois quilos, 13 gramas de chocolate já podem causar uma grave intoxicação. Caso pese mais de 30 kg, 200 gramas já são suficientes para ter problemas.
Sinais de alerta
O agravante é que a teobromina fica presente por 24 horas no organismo, dificultando o início do tratamento. “Como não há uma medicação que tenha função de antídoto, muitos pets precisam de suporte e internação”, explica o Dr. Italo.
Os sinais clínicos variam bastante, mas vômito e diarreia são os mais comuns. Além de beber bastante água, fazer muito xixi, podem ter arritmia cardíaca, gastroenterite, tremores, hipertemia e convulsão. Caso observe qualquer desses sinais, procure o médico veterinário imediatamente.
ASSUNTOS: Variedades