Compartilhe este texto

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2025 começam em 14 de abril

Por Folha de São Paulo

31/03/2025 16h15 — em
Variedades


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo federal divulgou as regras para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (31), o participante poderá fazer a solicitação nos dias 14 e 15 de abril.

De acordo com o Inep, instituto responsável pelo exame, os seguintes participantes terão direito a isenção:

- Alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escola pública

- Bolsistas integrais em escola privada e que se enquadre em uma renda igual ou inferior a um salário-mínimo

- Participantes do programa Pé-de-Meia e estudantes registrados no Cadastro Único (CadÚnico)

Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 devem seguir alguns passos. Primeiramente, é necessário acessar o site oficial do exame. Em seguida, o candidato deverá informar CPF, data de nascimento, email válido e número de telefone.

Para aqueles que foram isentos e não compareceram à edição de 2024, será necessário justificar a ausência com documentos específicos também nos dias 14 e 15 de abril.

Segundo o edital, o resultado das solicitações e da justificativa de ausência serão divulgadas no dia 12 de maio. Caso o participante queira recorrer, ele poderá apresentar um recurso nos dias 12 a 16 de maio.

Apesar do início do prazo de isenção da taxa, as inscrições do Enem 2025 ainda não estão abertas. O Inep não divulgou a data de abertura das inscrições gerais e da realização das provas.

*

CALENDÁRIO DA ISENÇÃO DO ENEM 2025

- Solicitação de isenção da taxa: 14 a 25 de abril

- Resultado das solicitações de isenção da taxa: 12 de maio

- Período de recursos: 12 a 16 de maio

- Resultado dos recursos: 22 de maio


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades