PF prende 23 em operação contra tráfico internacional de drogas com uso de barcos e veleiros
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A PF (Polícia Federal) faz operação nesta terça-feira (29) contra o tráfico internacional de drogas, em especial para a África e a Europa, com o uso de embarcações capazes de atravessar o oceano como barcos e veleiros. Segundo a PF, 23 pessoas foram presas até as 8h.

Fim da reeleição para senadores e deputados oxigena a democracia
A operação, batizada de Narco Vela, acontece em cinco estados e no exterior. Mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares de São Paulo participam da ação.
A investigação começou a partir de uma comunicação do DEA (Agência de Repressão às Drogas) de uma apreensão de três toneladas de cocaína em fevereiro de 2023 em um veleiro brasileiro que estava em alto mar, próximo ao continente africano. A abordagem foi feita pela Marinha Americana.
Outros carregamentos com entorpecentes também foram interceptados em águas internacionais pela Guarda Civil Espanhola e Marinha Francesa.
A operação cumpre quatro mandados de prisão preventiva, sendo um em São Sebastião, litoral paulista, e os demais nos Estados Unidos, Itália e Paraguai. Outros 31 mandados de prisão temporária são cumpridos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina. Também são cumpridos 62 mandados de busca e apreensão.
Além das prisões e buscas, a Justiça Federal também determinou o bloqueio e apreensão de bens até o valor de R$ 1,32 bilhão.
Os investigados responderão, de acordo com a PF, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e integração de organização criminosa.

ASSUNTOS: Variedades