Compartilhe este texto

PMs agridem com socos e chutes motociclista na zona norte de SP

Por Folha de São Paulo

03/12/2024 17h00 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de policiais militares agrediu com socos, chutes e golpes de cassetetes um motociclista na zona norte de São Paulo.

O caso teria acontecido no domingo (1º) no cruzamento das ruas Gregório Pomar e Frederico Devoto, no Jardim Damasceno, de acordo com um agente ouvido pela reportagem —procurada, a Secretaria da Segurança Pública da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) não confirmou a data e o local da agressão.

A pasta disse que a Polícia Militar investiga a ação e que os agentes envolvidos foram identificados.

O vídeo mostra o momento no qual o homem, que transporta uma mulher na garupa, é perseguido por seis PMs em motos. Um dos agentes bate propositalmente no veículo do casal. O policial, mas se levanta rapidamente e passa a agredir o homem com socos.

Com isso, o homem cai no chão e passa a receber chutes e golpes de cassetete. Um dos policiais militares também agride a mulher com um golpe de cassetete.

A Secretaria da Segurança Pública disse que a PM analisa as imagens. "Na ocasião, os ocupantes desobedeceram à ordem de parada e tentaram fugir dos agentes da Rocam [Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas]".

A ação se soma a outros casos recentes de violência envolvendo policiais militares em São Paulo.

Um vídeo exibido pelo Jornal da Globo e pela GloboNews na noite desta segunda-feira (2) flagrou um policial militar jogando um homem do alto de uma ponte no bairro Cidade Ademar, na zona sul da capital.

Segundo a Polícia Militar, o homem está vivo e ainda não foi identificado. A Secretaria de Segurança Pública repudiou a conduta ilegal dos policiais e abriu um inquérito para investigar o caso. Segundo a pasta, 13 policiais foram afastados de suas funções.

No dia 3 de novembro, Gabriel Renal da Silva Soares, um homem negro de 26 anos, foi morto a tiros pelas costas disparados por um militar de folga em frente a um mercado no Jardim Prudência, zona sul de São Paulo.

Imagens de câmeras de segurança também mostram toda a ação. O agente envolvido na ação foi afastado, segundo gestão Tarcísio.

Na manhã desta terça (3), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, postou em suas redes sociais mensagem repudiando os casos recentes de violência policial.

"Anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas antiprofissionais. Policial não atira pelas costas em um furto sem ameaça à vida e não arremessa ninguém pelo muro. Pelos bons policiais que não devem carregar fardo de irresponsabilidade de alguns, haverá severa punição."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades


11/12/2024

Correção