Prefeitura de São Paulo divulga calendário de pagamento do IPTU 2025
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo divulgou na última segunda-feira (30) o edital do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de 2025 com o calendário das notificações de lançamento do tributo. A partir da segunda quinzena de janeiro, os contribuintes começam a receber a cartela do IPTU.
O vencimento da primeira parcela ou prazo para pagamento à vista ocorre em fevereiro para todos os imóveis, conforme o documento. Os valores do imposto neste ano ainda não estão disponíveis para consulta online.
Aqueles que optarem por pagamento à vista terão desconto de 3% no total do imposto. Há também opção de pagamento em dez parcelas.
Assim como nos anos anteriores, a Prefeitura de São Paulo não enviará boletos de pagamento mensais para quem não efetuar o pagamento à vista.
Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, em um único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes.
Aposentados e pensionistas, entidades culturais, agremiações desportivas e sociedades Amigos de Bairro, entre outros casos, podem pedir isenção do IPTU -para isso, é preciso comprovar os requisitos determinados em lei. A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir de 25 de fevereiro.
VENCIMENTO
- No dia escolhido, para contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
- No dia 9 ou no dia 14, para contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
- No dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.
PAGAMENTO VIA PIX
Assim como em 2024, moradores da capital poderão pagar o tributo via Pix. Para emitir a guia de pagamento com o código, o contribuinte deve acessar exclusivamente o site do IPTU.
A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por email, SMS ou WhatsApp.
ASSUNTOS: Variedades