Compartilhe este texto

Quantas ereções ‘sem querer’ um homem tem por dia e por que isso acontece?

Por Portal Do Holanda

31/07/2017 11h06 — em
Variedades


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
ouça este conteúdo

Os homens experimentam o fenômeno na pele desde muito jovens e mulheres normalmente ficam surpresas ao conhecer o fato: o pênis humano fica ereto várias vezes durante o dia e a noite “sem querer” - e o processo não está relacionado a uma excitação sexual.

Ereções involuntárias durante o dia

Estima-se que os homens tenham cerca de 11 ereções indesejadas no dia, isto é, sem que eles sejam estimulados física ou mentalmente. O pênis não necessariamente fica completamente rígido em todas essas: o nível da ereção varia.

É normal, por exemplo, que eles acordem com o pênis rígido, sendo que a ereção matutina costuma ser a última de uma série de 3 a 5 que ocorrem quando estão dormindo.

As ereções noturnas geralmente ocorrem acontecem durante o sono REM, quando um homem sonha, e não necessariamente com algo erótico. Mas por que, afinal, o pênis fica duro involuntariamente?

Por que o pênis fica ereto “sem querer”?

Os cientistas ainda não sabem definir com clareza por que as ereções involuntárias acontecem, mas alguns estudos sugerem que elas ocorrem como uma forma de preservar os tecidos elásticos do pênis. Outros pesquisadores ainda acreditam que o fenômeno serve para manter o órgão genital masculino oxigenado.

Ao longo do dia, os homens ainda podem experimentar a chamada ereção reflexa, que acontece diante de um momento de nervosismo, irritação ou estresse. Esse tipo de ereção também pode ser causado por uma condição de próstata alargada, uso de drogas recreativas e até necessidade de urinar.

As ereções reflexas são mais comuns na adolescência e entre jovens adultos, são naturais ao crescimento e desenvolvimento e, à medida que os homens envelhecem, a frequência desse tipo de ereção tende a diminuir.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades