São Paulo deve ter semana de calor e pancadas de chuva
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de São Paulo deve ter mais uma semana com cenário típico de verão: calor durante todo o dia e pancadas de chuva entre o meio e o fim da tarde. É o que mostra a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura.
Conforme os meteorologistas, o sol será forte já pela manhã nesta segunda-feira (6), assim como a sensação de calor. A entrada da brisa marítima favorece a formação de pequenas instabilidades que provocam chuva isolada e rápida no período da tarde. A mínima prevista é de 19°C, e a máxima é de 27°C.
Na terça-feira (7), o cenário se repete. A chuva pela tarde poderá ter até forte intensidade, porém será rápida e isolada. A temperatura permanece estável com a expectativa de mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Já na quarta-feira (8), há possibilidade de chover já pela manhã, que deve ser nublada por isso. Também deve haver precipitação no fim da tarde. A mínima fica em 18°C, e a máxima, em 27°C.
Quinta-feira (9) deve ser menos quente, com a máxima em 25°C. A mínima vai a 19°C. Deve chover rapidamente durante a manhã e no fim da tarde. A sexta-feira (10) deve manter a mínima e a máxima do dia anterior, mas com pancadas mais fortes à tarde.
RECORDE DE CALOR
Todos os meses de 2024 tiveram temperaturas acima da média na cidade de São Paulo. É o que aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na capital paulista.
O levantamento com os principais índices do ano também mostra que em sete meses choveu menos que a média no município.
Segundo o instituto, as temperaturas elevadas durante todo o período eram esperadas, devido à forte influência do El Niño (fenômeno que provoca o aquecimento do oceano Pacífico).
Setembro foi o que teve a maior alteração. Segundo as medições a partir da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, que é a oficial da cidade, neste mês a temperatura ficou 5,3°C acima da média.
A média máxima registrada no nono mês deste ano foi de 30,1°C contra 24,1° da climatológica, a média para o período.
ASSUNTOS: Variedades