São Paulo deve ter uma terça (7) abafada com pancadas de chuva isoladas à tarde
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Esta terça-feira (7) deve ser mais um dia típico de verão na região metropolitana de São Paulo, de acordo com a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, assim como foi nesta segunda (6).
De acordo com as estações meteorológicas do CGE, os termômetros superaram os 29°C nesta segunda na capital paulista e os índices de umidade atingiram valores próximos dos 35%. Os dados mostram ainda que janeiro acumulou até o fim do dia 24 mm de chuva, o que corresponde a 9,3% dos 257,3 mm esperados.
Esta terça, destaca o órgão municipal, o tempo permanece abafado com sol entre nuvens, com temperaturas mínimas oscilando em torno de 20°C, e as máximas podendo superar os 27°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 50%.
E como é normal no verão, no período da tarde há condições para chuvas na forma de pancadas isoladas, provocadas pelo aumento da umidade do ar com a brisa marítima.
Para a quarta-feira (8), o CGE prevê que o dia seguirá com sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 26°C, enquanto a umidade relativa do ar atinge valores mínimos em torno dos 55%. No final da tarde retornam as condições para chuvas na forma de pancadas isoladas.
A Defesa Civil estadual, no entanto, alerta que essas pancadas de chuva, apesar de rápidas, podem ser intensas, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo, principalmente nas regiões da capital, Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista e litoral norte.
"Fiquem atentos aos sinais, como inclinação de postes e árvores, e rachaduras nos muros ou nas paredes das residências. Diante de quaisquer desses sinais, saiam do local e acionem a Defesa Civil do município pelo telefone 199", alerta o tenente Roncatto, diretor do CGE, enfatizando que o solo já encharcado pela precipitação dos últimos dias é propício para os deslizamentos de terra.
Os últimos dados da Defesa Civil mostram que os maiores acumulados de chuva das últimas 96 horas se concentraram em municípios da faixa leste e do litoral paulista. Destaques para:
- São Vicente: 138 mm
- São Paulo: 98 mm
- São Sebastião: 93 mm
- Caraguatatuba: 80 mm
- Santos: 78 mm
- Ubatuba: 74 mm
- Guarujá: 65 mm
E assim como ocorre desde o fim do ano, a umidade que desce da região amazônica acaba criando uma região propícia para temporais. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), existe um alerta laranja para tempestades de até 100 mm por dia na região central do país, entre Mato Grosso, Goiás, Minas e Espírito Santo, além de outra faixa entre o sul do Amapá, região central do Pará e sul do Piauí e Maranhão.
ASSUNTOS: Variedades