Semana terá chuva forte em São Paulo e risco de ressaca em Santos
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A passagem de uma frente fria trará chuvas para todo o estado de São Paulo desde as primeiras horas desta segunda-feira (28).

Anúncio de pré-candidatura de Omar Aziz antecipa debate e mobiliza partidos
Tempestades com raios e vento forte são esperados no período da tarde para a capital e sua região metropolitana e litoral norte paulista, segundo o boletim meteorológico do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual.
Na capital paulista, a temperatura mínima prevista para esta segunda é de 18°C e, a máxima, de 24°C.
Essa instabilidade climática também deverá elevar a maré e provocar ventos intensos na região costeira. Ressacas podem atingir a cidade de Santos, diz boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta.
A maré poderá alcançar 1,9 metro na baía de Santos e 2,1 metros no interior do estuário, com altura máxima prevista para terça-feira (29), por volta das 15h.
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré alta, que podem ser potencializados em caso de chuva.
Nas demais regiões do estado também haverá risco de ocorrência de temporais, mas de forma mais localizada e sem acumulados elevados.
Contudo, não são descartados transtornos, como queda de árvores e alagamentos. A Defesa Civil pediu atenção da população a eventuais alertas para pessoas que moram em área de risco.
A partir de terça, uma massa de ar seco afastará as chuvas da região e provocará a diminuição das temperaturas.
RISCO DE DESLIZAMENTOS
Diante das chuvas recentes, o solo já se encontra encharcado em algumas localidades.
Moradores de encostas devem ficar atentos aos sinais dos deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis, água barrenta descendo pelo morro e postes e árvores inclinados, orienta a Defesa Civil.
Sinais como os descritos acima exigem evacuação imediata.
Durante chuvas intensas jamais se deve atravessar ruas alagadas. É também recomendando não ficar ao lado de árvores ou estruturas metálicas frágeis.
Em caso de emergências, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil pelo número 199 e Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Ao receberem os alertas pelo celular, deve-se seguir as orientações descritas na mensagem.

ASSUNTOS: Variedades