Show de Lady Gaga terá esquema com mais de 5.000 agentes e reconhecimento facial em Copacabana
ouça este conteúdo
|
readme
|
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O show gratuito de Lady Gaga no próximo sábado (3), na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, vai mobilizar 5.300 agentes das forças públicas nas ruas, com reforço no policiamento, bloqueios em vias de acesso e revista em estações do metrô.

Proposta de redução da jornada de trabalho produz voto e desemprego
A operação prevê ainda o uso de câmeras e pórticos de reconhecimento facial nas ruas de acesso à praia.
As autoridades disseram esperar mais de 1,6 milhão de pessoas no evento, o que superaria o público do show da Madonna, em maio do ano passado.
A operação de segurança começa no feriado de quarta-feira (1º) e se estende até a manhã de domingo (4).
O plano foi anunciado nesta segunda-feira (28) pelo governo estadual, em entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle, no centro do Rio. O efetivo inclui policiais militares e civis, bombeiros e agentes dos programas Segurança Presente e Lei Seca.
Só a Polícia Militar deslocará 3.300 agentes para patrulhar a região, com o apoio de 70 viaturas, 78 torres de observação, 48 motopatrulhas e drones. Também haverá equipes circulando pela multidão na areia, assim como aconteceu no último Réveillon.
Um cinturão de segurança com 18 pontos de bloqueio e revista será montado do Leme até o Posto 6. Não será permitida a entrada de objetos cortantes, inflamáveis e garrafas de vidro em Copacabana no dia do show.
As estações de metrô Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo também terão revistas com detectores de metal, e o túnel Coelho Cintra, ligação entre Botafogo e Copacabana, terá fiscalização reforçada.
Além disso, a Secretaria de Administração Penitenciária vai monitorar, em tempo real, pessoas com tornozeleiras eletrônicas que estiverem circulando na orla e no entorno de Copacabana.
A Polícia Civil atuará com 1.500 agentes, com reforço nas delegacias da zona sul, do centro e da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo. A Delegacia do Aeroporto Internacional do Galeão, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância também terão efetivo reforçado.
O efetivo do Segurança Presente em Copacabana será multiplicado por oito: serão 80 policiais atuando em 40 viaturas, especialmente nas vias de grande circulação e nas entradas dos principais hotéis do bairro.
O evento deve ter impacto também no turismo. Segundo o governo estadual, a ocupação hoteleira nas áreas próximas já ultrapassa 80%, e o aeroporto do Galeão prevê um fluxo de mais de 360 mil passageiros durante a semana do show. Além disso, passageiros de cerca de 50 embarcações ancoradas assistirão à apresentação diretamente do mar.
Já a rodoviária do Rio aguarda a chegada de 200 mil pessoas esta semana. Segundo a concessionária, metade desse público fará desembarques entre sexta-feira e o sábado do evento.
O show de Lady Gaga tem patrocínio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com R$ 15 milhões investidos. Segundo a Secretaria de Cultura, cada real investido no setor gera R$ 6,51 para a economia do estado, conforme estudo da Fundação Getulio Vargas.

ASSUNTOS: Variedades